Cuidado na Construção do Comum – Uma publicação de Marília Guarita

O Instituto Procomum tem como uma de suas premissas o uso de metodologias abertas a fim de difundir os conhecimentos adquiridos e testados em nossos espaços. Podemos nos classificar como desejosos da partilha e, assim sendo, Marília Guarita, Diretora de Recursos, disponibilizou desde novembro de 2022 a publicação “O cuidado na construção do comum. – Uma metodologia de cuidado para espaços coletivos” que é resultado da sua  pesquisa de mestrado, concluída em 2021, e corrobora com a transversalidade do Cuidado aplicado em todas as práticas do Instituto. 

 

Os humanos nascem para cuidar. Nossas instituições estimulam ou deprimem a capacidade humana de cuidar. Jane Dutton, 2017 

A construção da sistematização se dá a partir da observação de práticas observadas no LAB Procomum, circundando cinco eixos estruturantes: feminino, gestão, territórios, práticas e emergência. A partir desses eixos que funcionam como “portas de entrada e saída” é possível perceber padrões permanentes que permitem a identificação de forças propulsoras de cuidado: escuta, redes e comunidades, a troca, gesto mentor e presença para perpetuação das práticas de cuidado em um laboratório cidadão. Para conhecer o material, acesse o link.

882 662 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por