Estou com sorte 😉

Separamos este artigo para você!

Procomum co-realiza o Conexão CILA: Consórcio Internacional de Localidades em Ação

Por Lia Lopes

No dia 08 de outubro de 2022 aconteceu o evento Conexão CILA na cidade de Bogotá (Colômbia), celebrando o lançamento oficial do CILA (Consórcio Internacional de Localidades em Ação) do qual o Instituto Procomum é uma das 4 organizações co-fundadoras. 

Ao todo, mais de 70 pessoas de 31 cidades de 19 países do Sul Global estiveram neste lançamento que culminou em uma série de ações de intercâmbio e trocas de experiências baseada nos 3 eixos temáticos do CILA, a saber: Democracia Diversa e Representativa, Democracia Ambiental e Democracia Inovadora. 

A dinâmica proposta visava identificar quais desafios existem nas localidades e territórios do Sul Global para chegarmos em soluções inspiradoras para outras cidades do mundo. Ao todo surgiram 17 desafios gerais, aos quais fizemos o exercício de priorizar 6 deles: 

1. Fortalecer as instituições educativas para alcançar uma educação popular no Sul. 

2. Desenvolver estratégias para descolonizar as democracias. 

3. Desenvolver uma estrutura institucional forte para garantir uma implementação adequada de políticas ambientais,  de diversidade e inclusão.

4. Propiciar a participação cidadã no desenvolvimento e desenho de políticas públicas ambientais e inclusivas. 

5. Fortalecer uma cultura da participação para que a cidadania se apresente como um ator ativo e dinâmico com o objetivo de construir acordos e consensos.

6. Implementar estratégias para eliminar as barreiras existentes para acessar espaços de tomada de decisão e avançar para uma democracia mais inclusiva.

 

As interações entre pessoas de diversos países e culturas possibilitaram entender como elas enxergam as potencialidades existentes em seus territórios e de que maneira podemos integrar saberes e trocas envolvendo as boas práticas realizadas em suas cidades.

Também trouxe reflexões sobre os desafios que temos a nível local e global e como eles dialogam e interagem por meio da globalização e dos sistemas econômicos e políticos vigentes.  

Enquanto sistema político, as democracias no Sul Global têm muitas peculiaridades na forma como se organizam e atuam, considerando (ou não) diferentes tipos de pessoas e culturas que nelas habitam, e como efetivamente estas acessam os diferentes espaços de poder de forma inovadora e colaborativa. 

Da mesma maneira, o capitalismo enquanto sistema econômico predominante está aquém de dar conta da crise financeira e da pobreza que assola nossas cidades. O meio ambiente demanda uma nova forma de consumir e de cuidar de seus recursos que necessita de outros mecanismos de sustentação, a exemplo do que prega a filosofia do Bem Viver (originária do Sul Global).

Por isso, o CILA surge como uma rede que coaduna com nossos saberes e compartilha do mesmo desejo de ver o protagonismo do Sul Global neste novo rearranjo político e econômico mundial que se faz presente e necessário para o futuro do nosso planeta. 

 Possibilitar que este encontro aconteça faz parte do “jeito IP” de levar nossa metodologia para outros territórios e compartilhar nossos saberes com mais pessoas. Acreditamos que o comum é o meio para construir mundos mais sustentáveis, compartilhados e plurais. 

Foi assim que nossas representantes da área de expansão e impacto estiveram lá em Bogotá co-realizando este evento junto com as equipes das outras organizações que fazem parte do CILA. É possível acompanhar o desenvolvimento dos temas acompanhando as redes sociais das organizações envolvidas que são atualizadas semanalmente abordando os diferentes temas tratados. Para obter um panorama geral também é possível acessar http://cilaglobal.org/

Postar um comentário

Neste momento esta rede social é restrita