LAB Tempestade – IP e Casa Criatura abrem chamada para Olinda.

“Evidentemente, para os que não têm consciência do significado das heranças paisagísticas e ecológicas, os esforços dos cientistas que pretendem responsabilizar todos e cada um pela boa conservação e pelo uso racional da paisagem e dos recursos da natureza somente podem ser tomados como motivo de irritação, quando não de ameaça, a curto prazo, à economicidade das forças de produção econômica.”

Aziz-Ab’ Saber

 

A partir de 18 de março de 2023 está aberta a chamada pública para o LAB Tempestade que acontece na cidade de Olinda e abrange toda a Região Metropolitana do Recife. Trata-se de um laboratório de inovação cidadã que visa prototipar soluções pautadas na temática das mudanças climáticas. O aumento da frequência dos desastres relacionados às chuvas, impulsiona Instituto Procomum e Casa Criatura a concentrarem maiores esforços em torno do assunto, muito embora ambas as organizações há tempos trabalhem com atividades que abarcam o assunto.

 

Desde a sua fundação o Instituto Procomum aborda crises climáticas e sustentabilidade, e de modo mais aprofundado desde 2020, durante o período pandêmico, quando foi realizado o LAB de Mudanças Climáticas no qual diversos protótipos foram realizados por organizações como a ECO-Maré do Rio de Janeiro, Sustenta Grafitti de São Vicente,  SAF Aldeia Tekoá Kwaray de Peruíbe e Alagados de Santos. Os protótipos geraram resultados positivos relacionados ao reflorestamento, revitalização de espaços comuns e valorização de comunidades indígenas. 

 

A Casa Criatura também tem vasta experiência com projetos de impacto socioambiental. Há mais de 5 anos, a Casa tem se estabelecido local, nacional e internacionalmente como um hub de inovação que tem como missão ativar espaços subutilizados com alto poder de transformação urbana por meio da economia criativa, cultura local, empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologia e inovação. Entre os diversos projetos espalhados pelo país, destacam-se o laboratório de economia circular de Fernando de Noronha, a horta urbana do Shopping Plaza Sul patrocinada pela Be green, e ainda o projeto Careables/Mozilla que possibilitou o design inovador de caixas de intubação e a produção e distribuição de mais de 9000 FaceShields para profissionais da saúde durante a pandemia de Covid-19.

 

A chamada ficará aberta até o dia 31 de março e selecionará 30 pessoas que devem se organizar em cinco grupos. O percurso será presencial e conectará pessoas e instituições que trabalham com ação climática em nível local. Seu objetivo é estimular a participação social nas ações climáticas, de modo a gerar incidência política. As atividades acontecerão nos dias 14, 15 de abril e 06 de maio.

 

A divulgação dos selecionados acontecerá no dia 10 de abril e a realização da iniciativa  conta tanto com o apoio da Global Innovation  Gathering, uma organização que busca uma nova visão para cooperação global e luta pela igualdade quanto com recursos da Stiftung Nord-Süd Brücken.

Se você reside na região metropolitana de Recife e possui ideias que possam contribuir com a discussão, acesse o link.

650 650 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por