No dia 14 de abril de 2023 foi realizada a chamada para o LA Cuida – Laboratório de Ativação da Economia do Cuidado. Ao todo foram 112 inscrições e encontrar as 10 que mais se adequaram aos propósitos da iniciativa foi uma ação conjunta e minuciosa entre as organizações Instituto Procomum, ICESI, Extituto, Update e Etinerâncias. Para a avaliação, foram observados critérios como gênero, localidade, raça, trajetória do proponente, impacto da iniciativa e adequação ao tema.
As propostas escolhidas abordaram saúde menstrual, rodas de conversa, documentação, práticas culturais e empreendedorismo. Sobre as proponentes, pode-se observar com satisfação a diversidade obtida. O grupo reúne acadêmicas, estudantes, líderes indígenas, engenheiras, costureiras, poetisas, líderes comunitárias, entre outras pessoas em diferentes posições da sociedade que certamente comporão um mosaico muito vigoroso. Confira abaixo:
Aflora: Aplicação pedagógica para o aprendizado e a gestão da saúde menstrual
Proponente: Alicia Reyes Londoño
A iniciativa propõe desenvolver uma ferramenta pedagógica de múltiplos formatos, didática e livre a partir de conhecimentos e saberes sobre saúde menstrual, que possui em seus conteúdos a produção sonora desenvolvida pela Aflora, percursos de cuidado, saberes tradicionais, entre outros conhecimentos associados à saúde menstrual e aos direitos sexuais reprodutivos e não reprodutivos. Esperamos que este protótipo seja divertido, que seja um convite ao aprendizado através do jogo e que seja acessível e amoroso.
A iniciativa pretende atender, principalmente, às crianças, adolescentes e jovens afrodescendentes e educadoras do entorno escolar.
Biblioteca multimédia para campanha de impacto sobre os direitos sexuais e reprodutivos
Proponente: Juan David Rangel Gil
A iniciativa propõe o desenvolvimento de um kit criativo com recursos gráficos, textuais e audiovisuais para uma campanha de impacto que permita às pessoas beneficiadas compartilhar aprendizagens e/ou conduzir ações de cuidado sobre direitos sexuais e reprodutivos em seu território-ecossistema, incluindo os seus pares, os tecidos femininos e juvenis do Cabildo Indígena e aliados externos. O objetivo seguinte é fortalecer o ecossistema local para aumentar seu impacto na Economia do Cuidado local, imaginando soluções em que honram as dinâmicas e códigos ancestrais.
Encontros Vicheiros: a poética do viche, oralidade, escrita e memória do viche
Proponente: Mayra Alejandra Mina Arboleda
A iniciativa propõe o desenvolvimento de uma cartilha que narre os processos de memória e reivindicação do viche como uma prática cultural e ancestral das comunidades negras do pacifico colombiano, a partir de fontes orais e escritas, um fanzine fotográfico que pode mostrar os processos de elaboração e cura do viche, os conversas fiadas nas oficinas, as plantas curativas que são utilizadas na sua elaboração, as mulheres que participam no processo e as pessoas que tem vivido a experiência, uma página web que mostra o processo dos encontros que podem ser ligados às redes sociais..
Ferramentas do Cuidado para as mulheres negras – corpo, história e saúde mental
Proponente: Nicol Yajana Valencia Heredia
A iniciativa propõe criar uma caixa de ferramentas, para atender diversas situações e propor alternativas para as participantes do projeto. A intenção deste projeto é buscar a cura a partir das histórias das mulheres negras, porque elas têm sido as mais afetadas durante a história, e fortalecer o território para desconstruir a estrutura machista e patriarcal que nos afeta tanto psicologicamente quanto emocionalmente, o que nos impede de estar em lugares educacionais e ter acesso a uma qualidade de vida digna formulando novas alternativas para lidar com as diversas formas de violências.
Kunnatei Ati: espaço para a preservação e o fortalecimento do trabalho de parteira e práticas ancestrais por cuidadoras Buti Zaku
Proponete: Tirsa Mercedes Arias
A iniciativa propõe criar um modelo para base de dados e um guia passo-a-passo para a documentação de histórias de vidas mediante recursos audiovisuais. Kunnatei Ati é uma iniciativa que nasce a partir da necessidade de fortalecer a identidade cultural mediante o exercício de práticas ancestrais como o parto que, durante muitos anos tem sido realizada por cuidadoras de Buti Zaku;
Laboratório Têxtil Itinerante: Tecnologias têxteis libertárias
Proponente: Alix Quirama Ossa
O Laboratório Têxtil Itinerante se propõe a fortalecer e acompanhar as iniciativas de memória têxtil em diferentes territórios. Estabelecer e ativar uma rede que proporcione a troca de saberes e conhecimentos para uma autonomia do uso, cuidado e manutenção de equipamentos e ferramentas, treinamento na cadeia criativa e produtiva de acordo às necessidades do comércio têxtil. Promovendo a criação de gestoras têxteis e redes de trocas de experiências e processos para ativar uma rede de cuidados entre mulheres para vincular os saberes e tecer a partir dos ofícios. Propomos realizar um mapeamento para caracterizar e contatar as iniciativas de memória têxtil nos diferentes territórios e identificar especificamente as problemáticas dos comércios têxteis em cada uma das iniciativas.
NIDOS: Rede de Saberes Associados ao Cuidado e Proteção de Mães Migrantes
Proponente: Corporação Manglaria
A iniciativa propõe lançar as bases metodológicas e práticas para realizar uma caracterização sobre os saberes associados ao cuidado e proteção, utilizado pelas mães migrantes e famílias de acolhimento frente aos desafios da maternidade e em relação a fenómenos como a migração, violência e estruturas machistas, a fim de identificar necessidades em relação a questões como a saúde mental, a economia dos cuidados e o apoio psicossocial do centro comunitário.
ParaMar: Círculos de Cuidado para trabalhadoras e sindicalistas
Proponente: Claribed Palacios García
A iniciativa propõe fazer um piloto de um círculo de cuidado – e seu passo-a-passo – que terá como principal objetivo construir um espaço em que mulheres trabalhadoras e/ou sindicalistas teçam através da palavra espaços de diálogo, de troca e de construção coletiva do eu e do nosso ambiente mais próximo à consolidação de uma rede de ativistas transformadores que, a partir de uma combinação das suas experiências e de outras mulheres (espelhos), conseguem identificar e curar os pontos fortes que por vezes estão escondidos e valorizar aqueles que já são visíveis..
Red Dianicas: prevenção do abuso sexual em crianças e adolescentes
Proponentes: Red Dianicas
A iniciativa propõe construir uma orientação estratégica que guie o trabalho de Red Dianicas na sociedade e o torna visível para o seu grupo focal e para conseguir cooperantes. Além disso, um cronograma de trabalho coerente e eficiente que implemente o seu propósito e fortaleça os valores da organização.
UNIDAPP – Plataforma para a segurança e prevenção da violência para mulheres que fazem entregas por aplicativos
Proponentes: Luz Myriam Fique Cárdena
A iniciativa propõe criar módulos de formação sobre cuidado, violências e feminismos, a elaboração de um mapa de áreas inseguras para a entrega e um programa tipo rede de cuidado com alertas para quando as trabalhadoras de entrega devam entrar em áreas inseguras ou de madrugada, por exemplo, e peças para a divulgação do protótipo.
Leave a Reply