Ocupa Arte no LAB: Mudanças climáticas é pauta da primeira temporada

Iniciativa do Instituto Procomum em parceria com a Santos Brasil, Ocupa Arte no LAB desenvolverá projetos artistícos nas regiões da Bacia do Mercado, em Santos (SP) e de Vicente de Carvalho, no Guarujá (SP) ; Está aberta chamada interna para participantes

Entre os meses de maio e novembro de 2023, o Instituto Procomum (IP) realiza o projeto Ocupa Arte no LAB, com patrocínio da Santos Brasil, através do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult).

Neste período serão desenvolvidos no Lab Procomum, centro cultural e laboratório de inovação cidadã instalado na sede da organização (R. Sete de Setembro, 52 – Vila Nova), em Santos (SP), projetos artísticos de linguagens diversas (música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, entre outras) inspirados em três temas centrais: Arte e Mudanças Climáticas; Diversidade e Tecnologia; e Arte e Interseccionalidade.

Os recortes propostos alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que têm na preservação e promoção da cultura uma importante ferramenta, não só por contribuir de forma direta para que muitos deles sejam atingidos – redução das desigualdades, trabalho com dignidade e sociedades pacíficas e inclusivas -, como também por somar transversalmente aos três pilares do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental), através da criatividade.

Neste sentido, todas as etapas do Ocupa Arte no Lab contarão com apresentações abertas e gratuitas ao público, além de atividades de formação (debates, ensaios abertos, oficinas), que ocorrerão nas regiões da Bacia do Mercado, em Santos (SP) e em Vicente de Carvalho, no Guarujá (SP).

Os projetos participantes da primeira etapa serão divulgados no dia 2 de junho, selecionados a partir de propostas elaboradas por pessoas que já participaram de ações do IP ou integram sua rede colaborativa. A instituição estimula a participação de artistas da Baixada Santista, especialmente mulheres, afrodescendentes, população LGBTQIAPI+ e indígenas.

Cada projeto terá uma bolsa de R$ 8 mil, além de R$ 1,6 mil para a produção das intervenções artísticas. Para a primeira temporada, podem participar pessoas que já participaram de projetos ou formações do Instituto Procomum. Para mais informações: https://lab.procomum.org/ocupa-arte

Arte, ferramenta de transformação – Ocupa Arte no Lab dá continuidade à proposta do IP em estimular metodologias de ativação de redes locais, utilizando a arte como ferramenta de transformação social, educação e inclusão.

“Com este projeto o Instituto Procomum valoriza a produção artística da região da Baixada Santista para servir aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, impactando duas comunidades periféricas em um exercício de cidadania e democratização de acesso à cultura ”, comenta Victor Marinho, Gerente de Inovação do Instituto Procomum.

Além disso, o formato do projeto permite que artistas locais sejam capacitados como legítimos agentes culturais, munidos de conhecimentos e recursos, para solidificar um movimento diverso e potente, que registra e representa questões pertinentes ao seu cotidiano.

Segundo Béatrice de Toledo Dupuy, Gerente Executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, apoiar iniciativas que estimulam o acesso à cultura, educação e esporte é um dos compromissos da Companhia. “São três importantes instrumentos de transformação social. Acreditamos que ações como o Ocupa Arte no Lab são capazes, sim, de tornar a sociedade mais inclusiva promovendo a igualdade de oportunidades. Por isso estamos muito felizes com essa parceria com o Instituto Procomum”.

O Instituto Procomum é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar e participar de redes cujo foco é promover a transformação social e inventar um mundo comum entre diferentes. https://www.procomum.org.

A Santos Brasil atua há 25 anos no segmento de operações portuárias, oferecendo soluções completas do porto ao e-commerce e impactando o dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo. É listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo quinto ano consecutivo. https://www.santosbrasil.com.br/v2021/

850 850 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por