Dos dias 14 a 10 de setembro estão abertas as inscrições para a segunda edição do La Cuida, nosso Laboratório de Ativação da Economia do Cuidado agora acontecerá em Montevideo – Uruguai entre os dias 9 e 18 de novembro. as inscrições são destinadas à cidadãos residentes no Uruguai e podem ser realizadas através do link. A chamada pública é aberta para pessoas de qualquer raça e gênero, coletivos, organizações comunitárias, ativistas e lideranças sociais, mestras e mestres de saberes populares, ONG’s, gestoras/es públicas, grupos de estudos/trabalho/ pesquisa, observatórios ou pequenas empresas que se identificam com os objetivos desta convocatória.
O laboratório irá selecionar 10 iniciativas de inovação cidadã localizadas no Uruguai para participarem de um percurso imersivo para o desenvolvimento de protótipos e/ou no aprimoramento de ideias. Cada projeto selecionado receberá uma bolsa de US$ 800 para ser aplicada integralmente no desenvolvimento de seu protótipo. Cada projeto poderá contar com até cinco colaboradores, entendendo que a colaboração é um dos pilares da metodologia do Instituto Procomum.
LA Cuida é uma inciativa do Instituto Procomum em parceria com @etinerancias, @montevideolab, @cotidianomujer e colaboração do @thinkolga e @impulsa.voto. O projeto tem como objetivo reconhecer, mapear, articular e estimular ações e iniciativas comunitárias da América Latina que tenham como foco práticas de cuidado seja na cultura, na economia e na política.
Por meio da metodologia de laboratórios de inovação cidadã, o Instituto Procomum, em parceria com organizações locais, realiza ações onde diferentes pessoas atuam dialogando e construindo, conjuntamente, soluções para os desafios do seu cotidiano.
Ao final de cada laboratório, seus resultados geram protótipos que possibilitam visualizarmos concretamente meios e formas de resolver desigualdades e avançar em agendas de interesse comum a todas e todos, inspirando pessoas que possam acessar essa ideia e replicar em seu território.
Além disso, o LA Cuida serve de espaço para criar conexões e fomentar formação e debates sobre temas relacionados à Economia do Cuidado, o Cuidado e o Comum, mostrando as infinitas possibilidades existentes na América Latina.
Assim, apontamos para um caminho onde a narrativa de cuidados e dos comuns prevaleça a favor do fortalecimento do protagonismo das lideranças das comunidades locais, reconhecendo e valorizando o trabalho realizado e o saber compartilhado.
Para saber mais a respeito e se inscrever, acesse.
Comente