No dia 09 de novembro colocamos em prática parte do que temos observado a respeito da economia do cuidado. “Parte” porque quanto mais nos aprofundamos, mais compreendemos a imensidão do tema. Fortalecendo ainda mais a nossa incidência sobre o assunto, o Instituto Procomum realizou três ações em diferentes territórios.
Em Montevidéu, em meio a celebração na Plaza de las Pioneras acontecia o primeiro dia da imersão LA Cuida. Entre encontros, conexões e o Candombe de Edith Gonzalez, Debora del Guerra e Raíssa Capasso ambas do Coletivo Etinerâncias propulsionaram dinâmicas buscando fazer com que, nos próximos dias, todos se conectassem e olhassem para a mesma direção.
Enquanto isso, em Brasília, Georgia Nicolau, Diretora de Parcerias e Institucional do IP, participou da Semana de Inovação 2023 da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), fundação pública vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação do governo federal. Para debater, foram convidadas Maíra Liguori, diretora da Think Olga, Isabel Freitas do CFEMEA, Cleusa Silva do Fórum Feminista Antirracista pelos Cuidados, Laís Abramo, Secretária Nacional da Política de Cuidados e da Família do MDS, e Jordana Cristina da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres. O tema da mesa foi “Como construir um Brasil que cuida? A reunião dessas mulheres moldou a discussão a partir da visão dos movimentos sociais, especialmente aqueles liderados por mulheres negras, delimitando as premissas para a construção de uma política nacional de cuidados Em contrapartida, representantes governamentais trouxeram o que tem sido estabelecido nesta agenda e como a participação popular tem sido incorporada. Para acessar as consultas públicas do grupo de trabalho interministerial para elaboração da Política Nacional de Cuidados clique aqui.
Ter essa mesa em um evento promovido pela Escola Nacional de Administração Pública na semana de inovação confirma que existe um momento importante para o debate público e a efetivação de políticas públicas relacionadas à agenda dos cuidados. Coube ao Procomum cabe trazer para a mesa, a partir da experiência com o LA Cuida- laboratórios de ativação da Economia do Cuidado que a organização promove em território latino-americano a reflexão sobre como a sociedade e a cidadania também são agentes ativos em seus territórios. As pessoas estão desde sempre construindo soluções para os próprios problemas e que o estado vem para garantir estes direitos. Vale ressaltar que no próximo ano, a ENAP determinou que “Novas formas de cuidar” será o tema da Semana de Inovação 2024 do ENAP.
Por falar e conexão, no lab em Santos, as massoterapeutas Nayara Pereira e Thaiamy Caldas foram convidadas para colaborar, por meio de sessões de massagem, com o nosso anseio por fazer com que mulheres da nossa comunidade reflitam a respeito do tema. Quinta feira é o dia no qual o lab santista recebe o @livrecop que promove formação para cerca de 40 mulheres indicadas pelo CRAS. Essas mães, filhas e esposas são cuidadores e representam muito a parcela da população mais afetada pela invisibilização do trabalho reprodutivo. Durante alguns minutos puderam experimentar ser cuidadas, também rolou sessão de alongamento e mini escuta com as estagiárias em psicologia Camila Ota, Juliana Nespolo, Vitória Aranha e Victória. A dona de casa Arlete nos contou que chegou muito irritada e saiu nas nuvens.
Ações de Cuidado no LAB Procomum
Comente