Em parceria com a Santos Brasil, o Instituto Procomum dá continuidade ao Ocupa Arte no LAB Procomum e já tem os selecionados e datas para as próximas duas temporadas que acontecerão concomitantemente: Preta Jô e Letícia Santos darão corpo ao tema Arte e Mulheres Negras com o projeto “”Afrofeminino”, já o tema Diversidade e Tecnologia LGBTQIAPN+ será realizado por Zeca Artista com “Projeto DRAG QUEER – Territórios Performáticos”. Ambos os programas estão com inscrições abertas e gratuitas para quem estiver interessado em somar.
Afrofeminino nasceu das artistas Preta Jo e Letícia Santos para criar uma rede de cuidado entre mulheres pretas, trazendo encontros que estimulam o autocuidado, o saber ancestral e a arte. A iniciativa oferecerá gratuitamente às mulheres negras e indígenas uma imersão com as Oficinas de Autocuidado, de Poesia e uma Roda de Conversa guiadas por profissionais negras.
Num segundo momento, acontecerá o Festival Afrofeminino que contará não apenas com apresentações musicais das artistas locais: Abecca, Neguinha Braba, Ayra Kopém, Preta Jô e Dj Discolada como também da exibição do documentário selecionado para o 21° Curta Santos “Identidades” dirigido pela Letícia Santos. Completando o cenário, Bete Nagô exporá “Mulheres em Luta: Força e Pluralidade”. Haverá venda de alimentos a preço social pelo afro empreendimento Amarelinho Gastronomia Artesanal. Atente-se às datas:
25/11 – Sábado – das 14h às 19h – Atividade para 30 inscritos
Programação:
14h30 – Roda de conversa com psicólogas
16h – Sessão de Autocuidado
17h30 – Oficina de Poesia
02/12 – sábado – das – das 16h às 21h – Atividade Aberta ao público
Programação:
16h30 – Exibição do Documentário “Identidades”
17h – Show Abecca
18h – Show Preta Jô
18h40 – Ayra Kopém
19h30 – Show Neguinha Braba
20h10 – Dj Discolada
16h às 21h – Exposição de fotos Bete Nagô e Leticia Santos
Inscrições em: https://lab.procomum.org/ocupa-arte/
Zeca (Shey lona) em DRAG QUEER – Territórios Performáticos, busca através de ações artístico pedagógicas no segmento do teatro e da dança, a imersão busca fornecer um ambiente onde pessoas possam compartilhar conhecimentos técnicos, desenvolver habilidades criativas e fortalecer as suas identidades a partir da arte drag. Serão 4 encontros divididos em: A MÁSCARA maquiagem drag; A CENA – Oficina de Arte Drag e a Linguagem Teatral; A DANÇA- Oficina de Stiletto, culminando no CAMARIM PERFORMÁTICO no quinto dia. Atente-se às datas:
Oficina Maquiagem Drag
05 de dezembro das 18h às 21h
Oficina Arte Drag e a Linguagem Teatral
06 de dezembro das 18h às 21h
Oficina de Dança Stiletto
07 de dezembro das 18h às 21h
Oficina Possibilidades Performáticas
08 de dezembro das 18h às 21h
APRESENTAÇÃO – CAMARIM PERFORMÁTICO
09 de dezembro das 18h às 21h
Atividade aberta ao público
Para se inscrever, acesse: https://lab.procomum.org/ocupa-arte/
SOBRE O OCUPA ARTE NO LAB
Ao longo dos últimos sete anos, o Instituto Procomum vem testando diferentes metodologias de ativação de redes locais, sobretudo a partir de seu laboratório cidadão localizado na cidade de Santos, Estado de São Paulo, Brasil.
Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social. Já realizamos quatro edições da Colaboradora – Artes e Comunidades, nossa escola livre e colaborativa, na qual desenvolvemos uma série de projetos artísticos na Bacia do Mercado, região central de Santos.
No projeto Ocupa Arte no LAB queremos avançar e seguir apostando na arte como ferramenta de transformação, educação, inclusão e encontro entre as pessoas.
O nosso objetivo para o projeto é permitir que artistas desenvolvam e avancem em projetos dentro de temáticas que consideramos importantes e que a sua produção artística e conhecimento cheguem para mais pessoas.
Comente