LAB Procomum participa de encontro internacional de inovação

Victor Sousa, Gerente de Inovação do Instituto Procomum, representou o LAB Procomum no Encontro Iberoamericano de Laboratórios Cidadãos em Monterrey, México. Leia relato em primeira pessoa sobre o encontro abaixo

O LAB Procomum foi convidado a participar do Encontro Iberoamericano de LAboratórios Cidadãos 2023, organizado pelo LAB Nuevo Léon e pela Secretaria de Cultura do Estado de Monterrey, no México. A sede do encontro foi o próprio LAB Nuevo Léon e teve participantes da Argentina, Colômbia, Espanha, Portugal e México.

Victor Sousa apresentando o LAB Procomum durante o encontro

A iniciativa busca fomentar a colaboração, a troca de saberes e a formação de uma rede de laboratórios, que já existiu, mas foi enfraquecida com a pandemia.

Antes de falarmos do encontro, vale ressaltar a incrível estrutura do LAB Nuevo Léon, inaugurado em 2021, em um edíficio histórico da cidade, construído em 1928, em frente ao palácio do governo, no centro da cidade. Ele foi totalmente reformado e adequado para um laboratório cidadão. Para nós, que estamos há muitos anos pela construção de laboratórios cidadãos, trata-se de um verdadeiro sonho materializado.

Abaixo, separei dois vídeos. Um sobre a construção do LAB e outro que percorre a sua infraestrutura:

Destaque para o esforço da Secretária de Cultura de Nuevo Léon, Melissa Seguro, que participou de uma de uma residência no Media LAB Prado, onde pode idealizar o projeto. Ela ressaltou que Monterrey, por ser industrializada, está mais acostumada com projetos voltados para o empreendedorismo e a competição.

Isso demonstra a importância do projeto, fomentando a colaboração e outra maneira de inovar.

Antes do encontro participar, fui convidado a dar entrevista para o programa do Canal 28, assista abaixo:
https://www.facebook.com/canal28nl/videos/376184254838831

O encontro foi dividido entre sessões fechadas e sessões abertas. Nas sessões fechadas, compartilhamos experiências e criamos uma agenda comum para 2023.

Nas sessões abertas, criamos uma linha do tempo da história dos laboratórios cidadãos, em um esforço de contar a história de nossa atuação, em colaboração com o público. Na segunda noite, conversamos sobre a relação entre os laboratórios cidadãos e o setor cultural podem assistidas abaixo:

Também promovi uma oficina de Economia do Cuidado e Inovação Cidadão, junto a Marcela Ibarra, do México, na qual compartilhei as políticas de cuidado do IP e LAB Procomum e do LA Cuida.

E, como parte do trabalho de colaboração de metodologias e saberes, doei a metodologia Maral para o acervo do LAB Nuevo Léon.

Assista também a coletiva de imprensa de apresentação dos resultados do encontro: https://fb.watch/oAUCUPJUQg/

Participaram do encontro, os seguintes representantes: Bernardo Piñero, Nave Ágora (Argentina); Cinthia Mendonça, Silo – Arte e Latitude Rural (Brasil) ; Victor Sousa, Instituto Procumum (Brasil); Camilo Cantor, Exploratorio: Taller Público de Exploración de Medellín (Colombia); Marcos García, gestor cultural (España); Marcela Ibarra, Laboratorio de Innovación Económica e Social (Puebla, México); José Carlos Mota, Universidade de Aveiro (Portugal) e Laia Sánchez, del Citilab (España).

1365 910 victor
Compartilhar:

Leave a Reply

Pesquisar por