LAB Cidadão do Gleba – ou como um lab pode nascer em qualquer lugar

No sábado, 6/7, aconteceu a atividade LAB Cidadão do Gleba, que faz parte das Iniciativas Cidadãs das Comunidades de Prática do LAB Procomum 2024. A atividade foi proposta por Fernando Lucas dos Santos Pereira, coordenador nacional do JOC (Juventude Operária Católica) . Ele realizava uma série de encontros com um grupo de jovens da área continental de São Vicente e se inscreveu na chamada pública das comunidades do LAB em busca de parcerias e trabalho em rede.

Como por aqui pensamos coletivamente as ações, chegamos em comum acordo de experimentar realizar um pequeno laboratório cidadão com os próprios jovens, para apresentarmos nossas metodologias. O JOC existe desde os anos 30, e trabalha com as questões de inserção no mercado de trabalho e acesso aos estudos com jovens em todo o Brasil.

Parte do nosso trabalho é criar metodologias abertas e acessiveis que são adaptveis à diferentes contextos e realidades. Desta vez por exemplo, fizemos dentro da casa de um dos participantes. Entendemos um laboratório cidadão como uma plataforma experimental e prática, que se concentra em reunir pessoas em torno de problemas comuns.

Para a ocasião, utilizamos a metodologia que chamamos de LAB Tempestade: Conversamos sobre os principais problemas do bairro e que o grupo enfrenta, pensamos em soluções já conhecidas e qual as boas iniciativas e ações que já existem no bairro; Depois, propomos qual ação ou iniciativa gostariamos de prototipar por um mês para apontar soluções para os problemas.

O grupo vai prototipar uma biblioteca comunitária e híbrida e um podcast no próximo mês. Postaremos por aqui as novidades.

Nossa metodologia foi super bem aceita pelo grupo, que nos recebeu muito bem. Estamos super animados e inspirados com a proposta, acompanhando-a e oferecendo o LAB e nossa rede como estrutura e apoio para que a ideia se materialize.

960 1280 victor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por