CHAMAMENTO
OBAPPE.LAB 2024 – OBSERVAR TAMBÉM É ARTE!
PARTICIPE DO 1o LABORATÓRIO DE MAPEAMENTO CIDADÃO DA ARTE E CULTURA PRETA E PERIFÉRICA DE SANTOS – SP
O ObAPPe – Observatório da Arte Preta e Periférica, com fomento da Lei Paulo Gustavo e em parceria com o LAB Procomum e Instituto Procomum, abre convocação para a participação no ObappeLab 2024, o 1° Laboratório de Mapeamento Cidadão da
Cultura Preta e Periférica de Santos.
Pessoas pretas que respiram e vivem a arte e a cultura nas periferias de Santos produzem saberes e tecnologias que transformam a realidade da cidade. Desde as rodas culturais do Hip Hop às rodas de samba, desde o graffiti até as artes digitais, passando pela moda upcycle e chegando às produções audiovisuais, as pessoas pretas e suas narrativas ditam tendências e trazem inovações que, através da arte, solucionam questões sociais, ambientais, de saúde, de segurança, políticas públicas e muitas outras. A revolução de Santos vem principalmente dos morros, da Zona Noroeste e da área continental. Ela é preta e é periférica!
Considerando isso, nós do Observatório de Arte Preta e Periférica criamos o Obappe Lab 2024, um processo formativo que contará com rodas de conversas com temáticas relacionadas à arte, território, políticas públicas de cultura e geração cidadã de dados, momentos de imersão para criação e apreensão dos mecanismos de pesquisa, eventos arte-educativos, pesquisas de campo, análise dos dados coletados e produção textual com base nas informações levantadas.
O Obappe.Lab 2024 terá como resultado o 1o MAPEAMENTO CIDADÃO DA CULTURA PRETA E PERIFÉRICA DE SANTOS, documento público disponibilizado através da internet que conterá a síntese do processo de pesquisa sobre o perfil das pessoas pretas produtoras de arte e cultura nas periferias da cidade.
Recebemos com alegria seu interesse em participar do processo.
Torne-se uma pessoa pesquisadora independente com o Obappe!
1 – DA INSCRIÇÃO
As inscrições serão realizadas exclusivamente por formulário eletrônico no endereço https://bit.ly/InscriçõesObaPPeLab2024, entre os dias 16 de julho a 28 de julho de 2024.
2 – DOS REQUISITOS
Esse ciclo formativo é voltado para pessoas pretas e periféricas, moradoras da baixada santista, maiores de 18 anos que possuem alguma prática artística, arte-educativa, de produção cultural ou em pesquisa científica, seja acadêmica
ou independente.
As pessoas interessadas devem ter disponibilidade para participar das atividades propostas no cronograma do ObappeLab e estar de acordo com os combinados pré-definidos.
3 – DA CONFIRMAÇÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO
Para pessoas autodeclaradas negras, a confirmação se dará exclusivamente por critério fenotípico. Para tanto, solicitamos que as pessoas interessadas enviem uma foto ou disponibilizem o link de uma rede social aberta. A depender, poderá ser solicitado um contato via meet ou whatsapp para confirmação.
4 – SOBRE O OBAPPELAB 2024
Com o intuito de executar o projeto “Observatório da Arte Preta e Periférica para Pesquisa e Divulgação de Dados sobre a produção cultural e artística de pessoas pretas e periféricas de Santos-SP”, contemplado pelo EDITAL No 11 DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTOS, EM DIVERSAS ÁREAS CULTURAIS NO ÂMBITO DA LEI COMPLEMENTAR No195 – LEI PAULO GUSTAVO, o OBAPPE LAB 2024 apresenta um ciclo de formação sobre a arte preta e periférica, considerando os territórios periféricos da baixada santista e metodologias de geração cidadã de dados para capacitar pesquisadores independentes para colaborar com o 1° MAPEAMENTO CIDADÃO DA CULTURA PRETA E PERIFÉRICA DE SANTOS.
Duração: de 31 de julho a 30 de novembro de 2024.
Formato: Híbrido (Presencial e Online).
Canais de Comunicação: Google Meet, grupos de whatsapp no silencioso.
Locais de encontro:
LAB Procomum
Rua Sete de Setembro – Vila Nova, Santos – SP, 11013-350
SINTIUS – Sindicato dos trabalhadores nas indústrias urbanas de Santos,
Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira
R. São Paulo, 24 – Vila Belmiro, Santos – SP, 11075-330
4.1 Programa de formação:
Módulo 1: Arte, políticas públicas e território
31/7 – 19h às 22h – (on-line): ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO OBAPPE-LAB
identificação de referencial teórico para a Rodas de Conversa (online)
7/8 – 18h às 21h – (presencial): PROCOMUM – Roda de Conversa “Arte e
Cultura na BXD: Panorama Artístico do Território”
14/8 – 18h às 21h – (presencial): PROCOMUM – Roda de Conversa “Políticas
Públicas de Cultura”
21/8 – 19h às 22h – (on-line): Roda de Conversa “Geração Cidadã de Dados”
28/8 – 19h às 22h – (on-line): MONITORIA 1 – Culminância de Referencial Teórico
04/9 – 19h às 22h – (on-line): Monitoria II – identificação de referencial
metodológico
11/9 – 19h às 22h – (on-line): Monitoria III – preparação para a imersão
Módulo 2: Metodologia Científica para a Pesquisa Independente
14/9 – 9h às 18h – Imersão I (presencial) – Introdução à pesquisa e
metodologia científica
15/9 – 9h às 18h – Imersão II (presencial) – Construção do instrumental e
estratégia de pesquisa
16/9 à 18/10 – coleta de dados e desenvolvimento da pesquisa
Módulo 3: Produção textual e divulgação de dados
19/10 – 9h às 18h – Imersão III (presencial) – Análise dos dados levantados em
pesquisa
20/10 – 9h às 18h – Imersão IV (presencial) – Avaliação do processo de
pesquisa
Módulo 4: Celebração
30/11 – Encerramento do ObappeLab 2024: apresentação do 1o Mapeamento
Cidadão da Arte Preta e Periférica de Santos/Formatura e entrega dos
certificados.
5 – DOS RESULTADOS
O resultado do processo seletivo sairá até dia 29 de julho, nos canais oficiais de comunicação do Obappe (Instagram @obappe_) e os aprovados receberão e-mail através do obappelab@gmail.com.
Para dúvidas e esclarecimentos, enviar e-mail para: obappelab@gmail.com com o assunto: Chamada – ObappeLab 2024.
Agradecemos o seu interesse em participar deste processo!
Obappe – Observatório de Arte preta e Periférica.
QUEM SOMOS?
Criado em 2023 na cidade de Santos – SP, o Obappe – Observatário de Arte Preta e Periférica é um núcleo independente de pesquisa, formação e produção cultural que utiliza a cultura, a arte-educação e a geração cidadã de dados como ferramentas para registrar a memória coletiva de pessoas artistas e agentes culturais pretas em territórios periféricos, ampliando as possibilidades de financiamento, comercialização, empreendimento e as trocas de saberes e tecnologias entre esses indivíduos e coletivos.
O Observatório da Arte Preta e Periférica, além de organização da sociedade civil dedicada à pesquisa, geração cidadã de dados e formação de pesquisadores independentes, é um movimento sociocultural, de educação e acolhimento às identidades, narrativas, ancestralidades e tecnologias pretas e periféricas.
O que é o Obappe.Lab 2024?
Com o intuito de executar o projeto “Observatório da Arte Preta e Periférica para Pesquisa e Divulgação de Dados sobre a produção cultural e artística de pessoas pretas e periféricas de Santos-SP”, contemplado pelo EDITAL No 11 DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTOS, EM DIVERSAS ÁREAS CULTURAIS NO ÂMBITO DA LEI COMPLEMENTAR No195 – LEI PAULO GUSTAVO, o OBAPPE LAB 2024 apresenta um ciclo de formações sobre a arte preta e periférica, os territórios periféricos da baixada santista e a geração cidadã de dados para capacitar pesquisadores independentes para colaborar com o 1° MAPEAMENTO CIDADÃO DA CULTURA PRETA E PERIFÉRICA DE SANTOS.
Sob coordenação de pesquisa e formação de Mariana Torres Behr, assistente social e mestra em educação pela Universidade de Brasília (UnB), direção geral de Jess Chendi, multiartista e fisioterapeuta pela
Unifesp e direção de produção de Chagas da Selva, produtor cultural, poeta e autor do livro “Poesia Prensada”, o processo utilizará metodologias ecossocioeducativas associadas à geração cidadã de
dados para mapear o perfil das pessoas artistas e agentes culturais pretas e periféricas de Santos-SP.
Para participar deste processo as inscrições estarão abertas entre os dias
15/07 e 27/07 e você pode participar através deste formulário https://bit.ly/InscriçõesObaPPeLab2024.
As inscrições são para pessoas maiores de 18 anos e não é exigido qualquer conhecimento prévio sobre pesquisa científica.
Preferencialmente serão selecionadas pessoas negras e ou periféricas, sendo elas: pessoas Cis, Trans e Comunidade LGBTQIAPN+, Pessoas com Deficiência, Indígenas, Mães Solos, Pessoas Idosas, entre outras que possuam algum relacionamento com a arte e cultura e/ou alguma prática de leitura e escrita de textos.
Clique aqui (link da tabela de programação) para acessar o conteúdo programático do Obappe.Lab 2024.
O que disponibilizaremos?
– Aproximadamente 70 horas de capacitação gratuita, presencial e online com certificado sobre geração cidadã de dados, arte e cultura preta e periférica e pesquisa independente.
– Oportunidades de colaboração e publicação no 1° MAPEAMENTO CIDADÃO DA CULTURA PRETA E PERIFÉRICA DE SANTOS.
Combinados:
– O Obappe é uma organização antirracista e contra qualquer forma de discriminação e violência. Não toleraremos discursos ou ações que violem ou desrespeitem as pessoas que estarão envolvidas na realização do ObappeLab 2024.
– O ObappeLab 2024 conta com encontros presenciais e online, as datas estão disponíveis no nosso conteúdo programático. Para fins de certificação contamos com a participação das pessoas selecionadas em, no mínimo 80% de presença, desde a aula inaugural, as rodas de conversa, imersões até a publicação do mapeamento no evento final.
– Para que a formação seja completa, serão disponibilizadas algumas leituras de artigos, vídeos e podcasts relacionados às temáticas que regem o nosso processo. Contaremos com a disponibilidade de leitura, escuta e debate dos materiais indicados.
Comente