O Instituto Procomum nasceu do desejo de reunir pessoas, organizações e iniciativas em torno de um propósito comum: imaginar e construir soluções coletivas para os grandes desafios do nosso tempo, por meio da inovação cidadã, da valorização dos saberes populares e da defesa incondicional dos bens comuns.
Em 2026, completamos 10 anos, e, com o compromisso de olhar para o futuro, temos mudanças importantes para compartilhar. Rodrigo Savazoni encerra seu ciclo como Diretor Executivo, posição que ocupou desde o início da organização. Ele segue como associado-fundador, agora dedicado à criação da Casa Comum, iniciativa-irmã em Brasília que aprofunda a agenda de coprodução política e participação cidadã do Procomum.
“O que construímos aqui é muito maior do que uma organização. É uma forma de viver e agir no mundo. Tenho certeza de que o Procomum segue em boas mãos, com quem compartilha e renova esse sonho.” — Rodrigo Savazoni

Nova diretoria do Instituto Procomum, com Fabricio Freitas, Carlota Mingolla e Georgia Nicolau
Georgia Nicolau, cofundadora do Instituto Procomum e até agora Diretora Institucional, assume a Direção Executiva com o desafio de fortalecer, cuidar e expandir esse projeto que ajudou a imaginar desde o início.
“Acredito que movimento e mudança fazem parte da vida — abrem espaço, arejam. Assumir a direção executiva é uma forma de agradecer e honrar o caminho até aqui: as pessoas que sonharam, criaram e mantiveram esse espaço vivo. Especialmente o Rodrigo, meu parceiro de jornada e sonhos de longa data, que há mais de 10 anos me chamou para construir o que ainda nem tinha nome. A Procomum segue pulsando.” — Georgia Nicolau
Carlota Mingolla assume como Diretora Institucional. Conselheira do Instituto desde 2017, ela chega para reforçar o compromisso com a diversidade, a transparência e o diálogo com parceiros, redes e territórios.
“Estar no conselho do Procomum por tantos anos me ensinou muito sobre escuta, afeto e política. Assumir agora uma posição na diretoria é dar continuidade a esse compromisso com a transformação coletiva, com o comum e com uma política feita de pessoas reais.” — Carlota Mingolla
Fabrício Freitas, que entrou no Procomum aos 21 anos como analista, permanece como Diretor de Recursos, representando uma nova geração de lideranças comprometidas com o comum. Desde 2022, tem contribuído intensamente com a gestão da organização.
“O Procomum me transformou. E eu vi ele transformar muita gente, muitos coletivos e territórios. Espero que, nos próximos 10 anos, sigamos contando histórias de como a colaboração, o cuidado e a criação coletiva transformam não só comunidades, mas as pessoas que passam por esses processos.” – Fabrício Freitas

Equipe que já fez parte da diretoria: Fabrício Freitas (atual Diretor de Recursos); Carlota Mingolla (atual Diretora Institucional); Rodrigo Savazoni (antigo Diretor Executivo); Marilia Guarita (antiga Diretora de Recursos) e Georgia Nicolau (atual Diretora Executiva)
A governança do Instituto Procomum segue sendo composta pela diretoria colegiada, a equipe de colaboradores, o conselho consultivo e sua assembleia ativa, formada também por suas fundadoras e fundadores — como Georgia, Rodrigo, Marília Guarita (que anteriormente ocupou a Diretoria de Recursos), Niva Silva, Luiz Fernando Massonetto, Victor Sousa e tantas outras pessoas que seguem fiéis ao sonho original: transformar o mundo por meio da ação coletiva.
Em um mundo atravessado por crises políticas, climáticas e sociais, nosso compromisso se aprofunda: fortalecer comunidades, defender os bens comuns e imaginar e criar outros futuros possíveis — com os pés no território e os olhos no horizonte.
O Procomum se move. E convida você a se mover junto!

Equipe Procomum durante assembleia que instituiu nova diretoria organizacional
Fotos: Vitor Nassar
Comente