Construir um banheiro seco e uma horta comunitária na aldeia indígena. Participar da co-criação de um jogo sobre a Baixada Santista para discutir aspectos de nossa região. Aprender a montar uma aquecedor de Baixo Custo e de quebra conhecer o Espaço do Coletivo Novo Paraíso em Cubatão. Vivenciar, nas ruas do Gonzaga e de São Vicente, a experiência de ser um deficiente visual. Participar de um hackaton na horta comunitária Bons Frutos e ajudar a inventar uma bicicleta para processar folhas que depois irão virar adubo. Essas são algumas das experiências que o Circuito LABxS, um festival colaborativo de inovação cidadã promovido pelo Instituto Procomum, irá oferecer aos participantes.
O projeto será lançado na próxima quinta-feira, dia 2 de março, no Auditório do SESC-Santos. A atividade tem início às 18h30 e será seguida de uma confraternização. Na ocasião, os 13 projetos selecionados por meio da chamada pública irão apresentar suas ações e atividades. Também convidamos a comparecer os demais proponentes dos 127 projetos inscritos. A data marca, por fim, o lançamento do catálogo do Circuito LABxS, reunindo toda a programação que ocorrerá entre 3 de março e 30 de abril.
A seleção foi feita por um júri especializado e os contemplados receberam uma microbolsa de R$ 1,2 mil. As ações e iniciativas afirmam a nossa diversidade de gênero, racial e território e são uma demonstração da potente rede de inovadores que existe na BxS. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e buscam fomentar o bem o comum. A ação é promovida pelo LABxS (Lab Santista), um Laboratório Cidadão em construção, que trabalha para conectar pessoas, iniciativas e infraestruturas com o objetivo de promover e impulsionar soluções criativas para a vida em comum de nossa região.
Para Marina Pereira, produtora cultural, coordenadora de produção do Circuito LABxS, “o projeto consiste em uma ação disparadora, que pretende contribuir para dinamizar a rede de inovação, criatividade e cidadania da Baixada Santista. “É apenas um primeiro passo para identificarmos e promovermos aqueles que estão buscando transformar o contexto local a partir de suas próprias forças”, explica.
Para saber mais, acesse nosso site: https://labsantista.procomum.org
Instituto Procomum
O Instituto Procomum (IP) é uma organização da sociedade civil com sedes em Santos e São Paulo e que atua nacional e internacionalmente. Somos uma plataforma de ações, metodologias e conhecimento em torno da temática dos bens comuns, da cultura livre e da inovação cidadã. Partimos da cultura e da arte para produzir transformações políticas e sociais, através das diferentes tecnologias disponíveis, em especial as de comunicação e informação. Trabalhamos, em todos os nossos projetos, por uma sociedade mais aberta, livre e colaborativa.
Saiba mais sobre os 13 projetos selecionados
- Hackathon da Horta
Proponente: Maria Augusta/ São Paulo Lab – Incubadora de inovações cidadãs
Cidade: Santos
Link: www.saopaulolab.cc
Resumo: Maratona de design colaborativo para desenvolver e prototipar uma trituradora de galhos movida a pedaladas para a horta comunitária Bons Frutos do Jardim São Manuel, zona noroeste de Santos.
O grupo também vai realizar um passo-a-passo de como criar uma trituradora para que a tecnologia possa ser replicada e construída em outras hortas-comunitárias.
- Transfinitos
Proponente: Marina Ramos da Rocha Paes
Cidade: Santos
Resumo: Promover uma ocupação artistíca em uma escola pública da cidade com o objetivo de promover a integração entre artistas e estudantes por meio de diferentes linguagens.
A ideia é resgatar e promover o protagonismo estudantil das ocupações secundaristas de 2016 com um dia de dança, música, arte urbana e outras manifestações artistícas.
3- Aquecedor Solar de Baixo Custo
Proponente: Luciana Jorge Silva
Cidade: Cubatão
Link: www.banhoquente.wordpress.com
Resumo: Criação de aquecedor solar de baixo custo com materiais encontrados em lojas de construção para o Coletivo Novo Paraíso em Cubatão.
- Minas no Hip Hop em Perequê
Proponente: Juliana Santos Alves de Vasconcelos/ FRMH2-BS ( Frente Regional de Mulheres no Hip-Hop Baixada Santista).
Cidade: Guarujá
Link: https://www.facebook.com/FRMH2-BS-1712524292395994/
Resumo: Encontro de hip hop organizado pelo coletivo feminista FRMH2-BS no bairro do Perequê, em Guarujá, que visa promover a integração cultural e social das famílias e adolescentes do bairro com atividades da cultura hip-hop (break, rap, discotecagem e graffiti) e apresentações teatrais, espaço infantil e rodas de conversa.
As atividades e atrações do evento são majoritariamente realizadas por mulheres do movimento hip hop.
- Itaquitanduva Sustentável
Proponente: Raphel Miranda
Cidade: São Vicente
Resumo: Desenvolver um protótipo de triturador de plástico para reaproveitar as garrafas pet retiradas da trilha e da praia que compõem o Parque Estadual Xixová – Japuí e fomentar a reciclagem desses materiais.
- Móvel de Papelão – Faça o Seu
Proponente: Gabriela Mendonça
Cidade: Santos.
Link: gabrielamameluca.blogspot.com
Resumo: Duas oficinas de criação de um banco de papelão utilizando fundamentos de corte, dobradura e módulos de encaixe. A ação será filmada e transformada em um passo-a-passo.
- Marcha Cega
Proponente: Lucas Gonçalves Brolese
Cidade: Santos
Link: www.lucasbrolese.com
Resumo: Duas performances em duas cidades da Baixada Santista para promover uma reflexão sobre empatia e a exclusão social. Trata-se de uma caminhada guiada por um deficiente visual na qual os participantes, de olhos vendados, são convidados a refletir sobre preconceito, falta de empatia, violência cotidiana e indiferença.
Também será realizada uma exposição fotógrafica com material documentado durante as performances.
- Lançamento do Guia de Direitos das Empregadas Domésticas
Proponente: Joyce da Silva Fernandes/ Eu Empregada Doméstica
Cidade: São Vicente
Link: https://www.facebook.com/euempregadadomestica/?fref=ts
Resumo: Realizar um encontro (com rodas de conversa, oficinas temáticas, indicação de consultoria jurídica, terapias e massagens, apresentações artistícas e bazar de roupas) aberto entre trabalhadoras domésticas e o Lançamento do Guia de Direitos das Empregadas Domésticas, elaborado em parceria do Coletivo ComunaDeusa e Observatório dos Direitos e Cidadania da Mulher.
- Banheiro Seco na Aldeia Guarani Mbya Teko Paranapuã
Proponente: Vinicius Duarte de Oliveira
Cidade: São Vicente
Resumo: Construção de banheiro seco com técnicas de permacultura na aldeia Guarani Mbya Tekoa Paranapuã em São Vicente.
- Vestir ECO
Proponente: Alzira Lucio
Cidade: Santos
Link: https://web.facebook.com/luzesdavila.
Resumo: Série de encontros no Morro do São Bento para debater a relação entre moda e meio ambiente em oficinas de estamparia artesanal, turbantes, transformação de jeans e brincos com material reciclado.
- Protótipo de Jogo Santista
Proponente: Ricardo Silva Ratto Júnior
Cidade: Santos
Link: https://www.facebook.com/Lixos-Brinquedos-1455839908001183/?fref=ts
Resumo: Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro educativo, multidisciplinar e construído com material reciclado. Trata-se de um mapa lúdico da cidade de Santos para oferecer e debater um novo olhar sobre o direito à cidade e a relação com o meio ambiente, que poderá ser replicado e utilizado por educadores da região.
- Brincar(elas)
Proponente: Marília dos Santos Fernandes.
Cidade: Guarujá.
Resumo: Ação de dança, música (tambores), panfletagem e arte urbana realizada por seis mulheres negras para resgatar a história negra e nordestina do distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá-SP.
- BiciContação (Praia Grande)
Proponente: Eliane Aparecida Cavalieri Lins de Souza
Cidade: Praia Grande
Proponente: Construção de uma bicicleta adaptada com um pequeno palco com iluminação e duas apresentações de contação de histórias para crianças em Praia Grande. Publicação de um wiki de como construir a bicicleta.