No dia 21 de junho, aconteceu mais uma edição do Diálogos do Comum, evento promovido mensalmente pelo LAB Procomum no qual a comunidade é convidada a debater temas que incidem sobre todes. Desta vez, a conversa foi a respeito da prevenção a violência nas escolas.
Os ataques ocorridos entre o fim de março e o início de abril de 2023 trouxeram à tona o debate sobre a violência escolar. Sendo a escola por excelência um espaço de convivência plural, exercício e construção da cidadania, é sintomático que ela seja alvo de uma cultura de violência endêmica, que tem nas redes sociais a sua câmara de ressonância.
Como exemplo de política de enfrentamento, trouxemos o caso do Professor Régis Marques, diretor da Escola Estadual Parque dos Sonhos, situada no Bolsão 9 em Cubatão. Diretor há aproximadamente 9 anos, Regis desenvolveu uma política de entrosamento e aproximação da comunidade com a escola, diminuindo os índices de violência escolar que ocorriam anteriormente.
O encontro contou com a presença de professores da rede pública de educação infantil e outros interessados e aponta ser o início de uma rede de apoio e diálogo entre profissionais da educação.
É possível conhecer um pouco mais a respeito do trabalho realizado por Régis por meio do podcast Encruzilhadas da Convivência feito em acordo com o programa de estágio, fruto da parceria entre Instituto Procomum e UNIFESP Baixada Santista. Ana Clara Ralize, Luíza Xavier, Danilo Oliveira, Régis Marque e Marcelo Romam são os nomes que compuseram as falas do episódio, para conferir, acesse aqui.
Leave a Reply