No dia 10 de abril, aconteceu no LAB Procomum uma reunião aberta para construção de uma rede comunitária comprometida com a agenda climática na Baixada Santista.
O encontro reuniu aproximadamente 60 pessoas interessadas na discussão emergente dos problemas decorrentes das crises climáticas.
Entre essas pessoas, estavam lideranças locais, membros de outras instituições e coletivos, além de profissionais, estudantes, artistas e ativistas.
A criação de redes é um dos resultados almejados pela teoria da mudança do Instituto Procomum, visando promover encontros afetivos entre pessoas de diferentes origens socioculturais.
O encontro teve início com uma roda de autoapresentação, seguida pela divisão das pessoas em quatro grupos, cada um provocado a responder às seguintes perguntas disparadoras:
- Quais são os problemas mais urgentes?
- Quais projetos, políticas ou iniciativas você conhece que representam boas práticas e apontam soluções?
- Quais dados e informações estão disponíveis sobre a agenda climática na região (quem possui esses dados)?
- Quais organizações estão envolvidas nessa agenda?
Das respostas surgidas, elaborou-se uma sistematização que será encaminhada para os participantes, permitindo que todos possam ter uma visão geral do que foi discutido pelo grupo e possibilitando novos direcionamentos para futuros encontros.
Saúde pública, navio-bomba, incinerador, enchentes e mobilidade urbana foram os temas mais recorrentes quando o assunto é urgência. Algumas pessoas encontraram dificuldades para apontar iniciativas de boas práticas, mas o Hub de Justiça Climática, o Centro Brasileiro de Justiça Climática e o Manguezal Vivo, foram algumas das iniciativas lembradas.
Caso você deseje colaborar na construção desta rede, ainda pode preencher o formulário e colaborar com a coleta de informações, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewR90pOI3MpdiXpLIPqCej7w1uPGOnigGbXRR7PDhuP6vYvg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0.
Seguimos, por meio de nosso laboratório cidadão, construindo pontes que fortalecem uma agenda permanente de formação, articulação e incidência em torno das mudanças climáticas, seus efeitos e na busca de soluções em relação ao clima. Neste sentido, nos dias 8 e 9, 10 e 11 de maio, ocorrerá o LAB Narrativas Climáticas, contando com a participação da organização nigeriana SURGE África. Nos dois primeiros dias, ele terá formato de encontro internacional, já na sexta e no sábado, 15 participantes selecionados terão a oportunidade de compor o LAB Narrativas de forma mais incisiva, prototipando e atuando coletivamente e colaborativamente para enfrentar os desafios de comunicar e informar a urgência dos fenômenos climáticos locais. Para saber mais, acesse: https://lab.procomum.org/lab-narrativas-climaticas/.
Comente