Chamada Aberta para Artistas:

Residência Artística Projeto Encheu

Temos o prazer de anunciar a chamada aberta para o Projeto Encheu, um programa de residência intercultural entre a Holanda e o Brasil, que ocorrerá na cidade de Santos, com o apoio da Embaixada dos Países Baixos no Brasil. Iniciado por Giovanna Di Giacomo, curadora santista radicada em Rotterdam, em colaboração com o Instituto Procomum, o Projeto Encheu aborda os desafios urgentes da elevação do nível do mar, utilizando Santos como estudo de caso.

Convidamos artistas e designers sociais da Baixada Santista a se inscreverem para esta residência e terem a oportunidade de trabalhar junto com um artista/designer social da Holanda, promovendo troca de conhecimentos, engajamento comunitário, justiça climática e soluções sustentáveis para a elevação do nível do mar através da criação de uma instalação artística inovadora.

Sobre a Residência

O Projeto Encheu tem como objetivo reunir artista/designer da Holanda e artista/designer da Baixada Santista, bem como especialistas em gestão de água de ambas as nacionalidades, e comunidades locais, para explorar soluções inovadoras para lidar com a elevação do nível do mar e condições climáticas extremas. A residência terá como resultado final uma intervenção artística, criada por ambos artistas em colaboração, que aborde esses desafios ambientais, promovendo resiliência, sustentabilidade e justiça climática.

Por que Santos?

Santos é cercada por manguezais, rios e mar, além de ser lar do maior porto da América Latina. A cidade frequentemente enfrenta tempestades severas e é vulnerável à elevação do nível do mar. Um estudo recente da ONU indicou que partes da área costeira de Santos podem ser permanentemente submersas até 2050, afetando milhares de residentes. Apesar das medidas existentes de prevenção de enchentes, são necessárias intervenções significativas para proteger populações vulneráveis e aumentar a conscientização de comunidades para mitigar as causas e efeitos da elevação das águas.

Além disso, Santos e a região da Baixada Santista abrigam diversas comunidades tradicionais, incluindo indígenas e quilombolas, que praticam perspectivas holísticas sobre a natureza. Este olhar decolonial, enraizado no respeito por todas as formas de vida, tem potencial para inspirar soluções sustentáveis. A convergência desses fatores posiciona Santos como um polo estratégico de pesquisa para abordar a elevação do nível do mar e eventos climáticos extremos.

Semelhanças entre o Brasil e a Holanda no manejo da água

Lidar com enchentes e a elevação do nível do mar é algo intrínseco à Holanda. Com uma longa história de luta contra o mar, os holandeses desenvolveram estratégias e tecnologias inovadoras para mitigar os riscos de inundação e proteger suas terras baixas, tornando o país um líder global em resiliência contra inundações. A importância desses sistemas persiste diante dos desafios urgentes impostos pela rápida elevação do nível do mar e condições climáticas cada vez mais extremas.

Embora vivenciem esses desafios em diferentes intensidades e empreguem diferentes tecnologias para mitigar seu impacto, a cidade de Santos e várias cidades da Holanda têm uma história de abordagem da ameaça persistente da água através de perspectivas semelhantes. Essas perspectivas envolvem a priorização de soluções centradas no ser humano, que muitas vezes desconsideram suas repercussões em outras formas de vida.

Instituto Procomum

Encheu acontecerá no LAB Procomum, o Laboratório de Inovação Cidadã do Instituto Procomum, com sede em Santos. Essa organização da sociedade civil é conhecida por fomentar inovação, criatividade e colaboração para enfrentar questões sociais urgentes, destacando e preservando o conhecimento e os modos de vida das comunidades tradicionais. Desde 2019, o Lab Procomum tem trabalhado para fortalecer protótipos (ideias, projetos e intervenções) ligados à adaptação climática, focando esforços nas pessoas que mais sofrem com seus efeitos.

A sede do LAB Procomum é um complexo arquitetônico de 1.200 m². Reuniões, experimentações e interações comunitárias entre os artistas/designers da Holanda e do Brasil ocorrerão nas dependências do LAB, incluindo espaços de estúdio, oficinas de construção, uma biblioteca multidisciplinar, áreas de apresentação, um jardim de permacultura, uma cozinha compartilhada e outros espaços comuns. Além disso, a equipe do Procomum fornecerá assistência técnica, atividades comunitárias e insights sobre a metodologia principal da organização: o ‘Comum’.

Giovanna Di Giacomo

Com mais de sete anos de experiência em curadoria e produção de exposições e festivais culturais focados em questões sociais e ambientais, Giovanna Di Giacomo é a curadora do Projeto Encheu. Ela trabalhou com instituições renomadas tanto na Holanda quanto no Brasil, como TENT Rotterdam, WORM, Museu STRAAT e Biblioteca Mário de Andrade. As experiências de Di Giacomo também incluem acompanhamento de 23 artistas durante residências no CAMPSITE Festival 2023. Di Giacomo apoiará ambos os artistas/designers no desenvolvimento artístico e conceitual de seu trabalho durante o programa de residência.

Detalhes da Residência

  • Local: LAB Procomum, Santos, Brasil
  • Duração: 2 semanas (com possibilidade de extensão)
  • Período estimado da Residência: 11/2024 – 12/2024 (datas exatas a definir)
  • Elegibilidade: Artistas e designers sociais da Baixada Santista. Coletivos não são elegíveis.

Objetivos

  • Fomentar a troca de conhecimentos entre artistas/designers holandeses e brasileiros, especialistas em água e comunidades locais.
  • Destacar a importância da integração dos sistemas de gestão da água com conhecimentos tradicionais.
  • Utilizar Santos como estudo de caso para abordar a elevação do nível do mar em condições climáticas extremas.
  • Aumentar a conscientização e inspirar ações da comunidade local sobre as consequências da elevação do nível do mar.
  • Criar uma obra de arte que incorpore esses objetivos para ser exibida no espaço público em Santos. A longo prazo, há a intenção de exibir essa obra em outros locais.

O que oferecemos durante a residência

  • Alimentação e transporte (para atividades do programa de residência).
  • Acesso a espaços de estúdio, oficinas, biblioteca multidisciplinar, áreas de apresentação e outras instalações do LAB Procomum.
  • Mentoria técnica e artística da curadora, equipe do Procomum, especialistas em gestão de água.
  • Oportunidade de aprendizados sobre mudancas climáticas, com foco nas causas e consequências da elevação do nível do mar.
  • Oportunidade de engajamento com comunidades tradicionais e visitas a áreas afetadas pela elevação do nível do mar.
  • Honorário de R$3.000,00.

Critérios de Seleção

  • Artista ou designer social da Baixada Santista.
  • Qualidade e relevância do portfólio para os objetivos do projeto.
  • Experiência relacionada à água e engajamento comunitário.
  • Experiencia criando instalações artísticas.
  • Inovação e criatividade na abordagem de desafios sociais e ambientais.
  • Compromisso com impacto social.
  • Disponibilidade para colaborar com outro artista.
  • Familiaridade com formas tradicionais de conhecimento é um diferencial.

Como se Inscrever?

Preencha este formulário – onde também deve subir seu CV e exemplos de obras – até 09 de setembro de 2024. Artistas selecionades serão notificados até 16 de setembro de 2024.

Documentos de Inscrição

  • CV: Currículo detalhado destacando experiência relevante.
  • Portfólio: Exemplos de trabalhos anteriores relacionados ao Projeto Encheu.
  • Proposta: Uma proposta curta (máx. 100 palavras) descrevendo sua visão para a residência e como ela se alinha aos objetivos do Projeto Encheu.

Datas Importantes

  • Prazo de inscrição: 09/09/2024
  • Notificação dos artistas selecionades: 16/09/2024
  • Preparação para a residência (conversas e leituras): 16/10/2024 – 16/11/2024
  • Período da residência: 11/2024 – 12/2024 (datas exatas a definir)
  • Apresentação da obra: 12/ 2024  – 01/2025 (datas exatas a definir)

Alguma dúvida?

Entre em contato com a curadora Giovanna Di Giacomo pelo email projetoencheu@gmail.com

Estamos animados para receber sua inscrição e embarcar juntos nessa jornada em direção à justiça social!

aaaaaaaaaa

aaaaaaaa

REALIZAÇÃO

APOIO

PARCERIA

 

 

Pesquisar por