Consulado dos Países Baixos visita obras do Projeto Encheu, no Aquário Municipal de Santos

A cônsul geral dos Países Baixos em São Paulo, Wieneke Vullings, visitou o Aquário Municipal de Santos no dia 8 de janeiro, para conhecer as abras do Projeto Encheu, intervenção artística que mistura arte e reflexão sobre as mudanças climáticas, exposta na parede externa do local. Durante sua visita, a cônsul destacou as soluções adotadas por seu país para enfrentar enchentes, fazendo conexões com os desafios enfrentados por cidades brasileiras como Santos e Porto Alegre (RS).

A exposição, que apresenta um conjunto de dez quadros, ficará aberta até o início de fevereiro e foi criada durante uma residência artística de duas semanas, sob a curadoria de Giovanna Di Giacomo. Realizado pelo Instituto Procomum, com apoio da Embaixada dos Países Baixos no Brasil e da Prefeitura de Santos, o Projeto Encheu contou com a participação do artista  brasileiro Julian Campos e da holandesa Anne Vera Veen, incorporando bordados, colagens e reflexões poéticas sobre os desafios climáticos que afetam Santos e cidades na Holanda.

“São obras profundamente impactantes que refletem um desafio global”, afirmou Wieneke, que estava acompanhada pela assessora cultural do consulado, Gabriela Presti. A cônsul enfatizou as estratégias dos Países Baixos para lidar com enchentes, como o conceito de construir com a natureza, e mencionou que essas abordagens podem inspirar cidades brasileiras como Porto Alegre, onde também ocorreu uma residência artística.

Wieneke e Gabriela, além de apreciar as obras e conhecer as atrações do Aquário, conversaram com a curadora Giovanna Di Giacomo e a gerente institucional do Instituto Procomum, Isabella Luz, sobre o processo criativo do projeto. As anfitriãs compartilharam as mudanças sofridas por Santos, especialmente na região da Ponta da Praia, em decorrência do aumento do nível do mar.

O processo criativo incluiu oficinas de bordado e colagem, que reuniram histórias de moradores do Dique da Vila Gilda, além da análise de imagens históricas, como as enchentes de 1953 na Holanda, ampliando a visão sobre as conexões globais da crise climática. A instalação também explora elementos da cultura local, incluindo bordados tradicionais do Morro do São Bento, além de referências naturais, como o manguezal e o jundu, que são essenciais para a proteção costeira.

“Foi um grande prazer receber Wieneke Vullings e Gabriela Presti em nossa cidade e compartilhar com elas um pouco sobre o programa de residência Encheu e o conceito por trás da obra de arte final. É realmente inspirador ter parceiros que estão igualmente comprometidos em abordar os efeitos das mudanças climáticas e que reconhecem o poder da arte como uma ferramenta para sensibilizar a população para esse fenômeno tão alarmante, afirmou Giovanna”

Isabella Luz, gerente institucional do Instituto Procomum, complementou a importância da parceria com os Países Baixos: “a Holanda tem uma experiência profunda na questão da elevação do nível do mar e poder juntar esses artistas de diferentes países e contextos em territórios de Santos que serão afetados, abrindo espaços muito bonitos de conversa foi uma forma de construirmos juntos pontes que nos conectam e apontam caminhos”.

2560 2252 Gabriely Araujo
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por