O Sul Global em Evidência: Procomum no F20 Climate Solutions Forum na África do Sul

Como construir redes e soluções para os desafios climáticos pensando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Esse e outros temas fizeram parte do Fórum de Soluções Climáticas F20 2025, realizado no jardim botânico Kirstenbosch, na Cidade do Cabo. O tema central desta edição foi: “Confiança. Transição. Transformação: Construindo Relacionamentos para a Solidariedade Climática”, com discussões divididas nos eixos confiança, transição e transformação.

Procomum marcou presença nos dias 27 e 28 de maio de 2025 do evento, que reuniu líderes climáticos, inovadores sociais, ONGs, fundações e organizações filantrópicas de diferentes partes do mundo, todos engajados em pensar e implementar soluções práticas para as mudanças climáticas. 

Ao lado dos parceiros Rede Comuá, Atlantic Fellows, Institute for Futures at Stellenbosch Business School e UMI Fund, Georgia Nicolau, diretora executiva do Instituto Procomum, participou de duas mesas de debate que trouxeram à tona temas centrais para o enfrentamento da crise climática global:

  • “Oportunidades e desafios em arranjos institucionais para o financiamento direto e flexível de soluções climáticas lideradas localmente”

  • “Crescendo juntos: abordagens de toda a sociedade para o clima, biodiversidade e segurança alimentar”

Nessas conversas, Georgia destacou a importância de construir infraestruturas filantrópicas mais democráticas, promover a transferência de recursos de forma direta e desburocratizada, e fortalecer a cooperação entre atores locais e globais, sempre com foco na justiça climática. “Falar em justiça climática é também enxergar o sistema além dos mandatos. Significa trabalhar com diferenças, abrir mão do controle e criar espaços onde todos possam influenciar e ser influenciados”, afirma.

A participação do Instituto Procomum no F20 reafirma nosso compromisso com a construção de soluções sustentáveis e socialmente justas. Também representa um passo importante na consolidação da presença da rede SulxSouth, representada por Georgia e Kudzayi nos principais espaços internacionais de decisão climática.

Georgia Nicolau, Diretora Executiva do Instituto Procomum no evento F20

Outro aspecto relevante foi a realização do F20 de forma simultânea ao Rise África, que ocorreu de 25 a 29 de maio, também na Cidade do Cabo. Ter dois eventos de grande escala acontecendo no mesmo território africano, especialmente com foco no clima, reforça a urgência de trazer as vozes do Sul Global para o centro do debate internacional, uma das premissas fundadoras do Sul x South, rede que articula iniciativas a partir das realidades e soluções dos territórios mais afetados pelas mudanças climáticas.

O F20 contou com a participação de líderes como Sandra Kramer (embaixadora da União Europeia), Eddie Andrews (vice-prefeito da Cidade do Cabo) e Dorah Modise, da Comissão Presidencial do Clima da África do Sul.

Estar nesse espaço foi motivo de grande alegria e responsabilidade para nós. Seguimos comprometidos em fortalecer as conexões com iniciativas do Sul Global, ampliar o diálogo sobre justiça climática a partir de uma perspectiva comunitária e territorial, e contribuir para que as experiências brasileiras de inovação cidadã, governança colaborativa e justiça climática popular sejam cada vez mais reconhecidas e valorizadas nas agendas internacionais.

150 150 Joana Chaves
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por