Estou com sorte 😉

Separamos este artigo para você!

Residências de Verão: faça você mesmo uma exposição

A designer e curadora Beatriz Alcantara está no LAB Procomum para uma curta residência de verão e convida todos aqueles que tenham algo para dizer e queiram participar de uma exposição questionando o próprio conceito de exposição

Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, o LAB Procomum recebe a designer e curadora Beatriz Alcantara no nosso programa aberto de residências.

A artista desenvolve o projeto Fake Till You Make It* com o qual questiona os pequenos grupos que controlam e elitizam o mercado da arte.

“Vi no LAB Procomum a oportunidade de tornar o meu projeto mais colaborativo e feito por pessoas. A minha crítica à academia ainda era feita dentro da academia, então surgiu a ideia de criar essa plataforma para que outras pessoas possam somar”.

Beatriz conta que não quer um projeto pessoal e sim oferecer as suas ferramentas e técnicas para compor com outras pessoas. Ou seja, um convite para pensarmos e questionarmos as instituições de arte, mas também de agir, criar e subvertê-las.

“Primeiro, acredito que temos que ter o senso critico para entender que a arte como instituição elitizada foi um conceito criado e naturalizado. Não me refiro as pessoas e as técnicas, mas sim a todo o circuito, que gera círculos viciosos e elitistas. Mas foi feito por um pequeno grupo de pessoas e até hoje é estruturado para que exista a manutenção desse pequeno grupo de pessoas”, diz.

A ideia da residência que fará no LAB é justamente mostrar as possibilidades de subverter essa realidade.

“Existe um segundo ponto, que é a ferramenta para se apropriar desse meio das artes para outros nichos e níveis da sociedade. Reverter e expandir. Primeiro reconhecer e criticar, depois subverter e redistribuir”.

Caso você tenha interesse em participar, basta visitar o LAB Procomum entre as 14h e às 20h, na quinta-feira (13/2), para produzirmos juntos uma exposição coletiva. Qualquer dúvida entre em contato por email com a Bia: bialcan@gmail.com.

Clique aqui para conhecer o trabalho da Beatriz Alcantara.

Postar um comentário

parceiros
Neste momento esta rede social é restrita