Segunda edição da Colaboradora – Empreender e Transformar abre chamada para negócios de impacto social

Chamada é destinada para empreendedores dos setores criativos e está aberta até o dia 12 de abril; selecionados vão passar por percurso de aprendizagem e desenvolvimento de projetos por sete meses

O projeto  Colaboradora – Empreender e Transformar, do Instituto Procomum, abre chamada pública para empreendedores e empreendedoras que liderem negócios ou iniciativas de economia criativa com impacto social na Baixada Santista.

As inscrições podem ser feitas do dia 16 de março a 12 de abril no site colaboradora.procomum.org e o processo é aberto para residentes da Baixada Santista, sem limite de idade. A única restrição é que as iniciativas já estejam em andamento – não é necessário que o negócio esteja formalizado, mas já deve ter saído do papel.

A chamada é direcionada para empreendedoras e empreendedores que queiram gerar impacto social com suas iniciativas. Grupos historicamente sub-representados terão prioridade na seleção. No final da matéria você pode consultar todas as regras e principais perguntas e respostas.

Aprofundando o olhar para o território

Simone Oliveira, coordenadora do projeto, explica que na segunda edição algumas temáticas vão ser aprofundadas. “A ideia é que os participantes compreendam o empreendedorismo a partir da analise de contexto da Baixada Santista. Também vamos aprofundar  as áreas de marketing, gestão de negócios impacto social”.

A ideia é ir além da formação tradicional, do desenvolvimento pessoal e da potencialização de seu empreendimento. Para isso, Simone Oliveira acredita que intercâmbio com outras iniciativas é essencial para o aumento do repertório dos participantes. “Também teremos um bloco de vivências e trocas na quais as pessoas possam conhecer outras iniciativas sociais de impacto e possam fortalecer a cadeia produtiva da Baixada Santista”, comenta.

Simone Oliveira lembra que o evento internacional Cidades Criativas, da Unesco, coloca o tema em pauta na região e ajuda a movimentar os olhares. “É uma tema que precisa ser discutido no cotidiano, estamos trabalhando para criar uma visão mais ampliada do que é a economia criativa. Trabalhamos com diversidade e pluralidade. E isso traz mais atores e mais riqueza para  além do que estamos acostumados a ver quando falamos em inovação e criatividade”, comentou.

Veja as principais perguntas e respostas sobre a chamada pública.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Serão selecionados 20 empreendedores e empreendedoras de todas as idades que desenvolvam produtos e serviços nos setores criativos e desejem gerar impacto social.

 

Consideramos setores criativos as artes visuais, música, teatro, dança, circo, ópera, trabalho editorial, literatura, audiovisual, design, moda, gastronomia, arquitetura, software, games, artesanato, festivais, museus, bibliotecas e artes integradas.

 

A seleção irá priorizar mulheres, negros e negras e pessoas LGBTQIA+ que atuem na região da Baixada Santista, litoral do Estado de São Paulo.

 

O QUE É A COLABORADORA – Empreender e Transformar

A Colaboradora é uma escola livre para empreendedoras e empreendedores sociais da Baixada Santista que oferece formações sobre gestão de negócios sociais, comunicação, impacto social e análise de cenário; mentorias, vivências e estimula a colaboração e a formação de rede.

A Colaboradora é um programa permanente do Instituto Procomum, organização com sede na cidade de Santos, e é inspirada no projeto “La Colaboradora”, programa do ecossistema de inovação social Zaragoza Activa, na Espanha.

A edição de 2020 possui parceria com a Secretaria de Cultura do Estado por meio do seu Programa de Ação Cultural (PROAC).

O QUE A COLABORADORA OFERECERÁ AOS SELECIONADOS?

 

  • Oficinas semanais de abril a agosto sobre empreendedorismo, negócios sociais economia colaborativa e áreas relacionadas.
  • Três sessões de mentoria individual entre setembro e outubro de 2020.
  • Vivências mensais com iniciativas e ecossistemas criativos dentro e fora da Baixada Santista.
  • Espaço de trabalho e criação: salas equipada com energia elétrica, internet, mesas e cadeiras.
  • Acesso a toda a infraestrutura do Lab Procomum, laboratório mantido pelo Instituto Procomum: vestiários, laboratório de permacultura urbana, cozinha, salão multiuso, sala hacḱer, sala de aula, residências, almoxarifado, biblioteca, área de lazer e tudo que ainda será inventado!
  • Certificado de participação (desde que haja presença em pelo menos 75% das atividades).

 

O QUE OS SELECIONADOS DEVEM OFERECER EM CONTRAPARTIDA?

  • Participar das atividades de formação, mentorias e vivências.
  • Priorizar o impacto e a  transformação social no desenvolvimento das suas iniciativas e empreendimentos.
  • Manter uma dinâmica de cuidado compartilhado em toda a Colaboradora, garantindo que a preservação do espaço seja responsabilidade de todos e todas.
  • Colaborar com o desenvolvimento dos outros selecionados por meio de uma moeda social baseada em tempo.
  • Documentar e produzir conteúdo sobre o processo.

 

ONDE E POR QUANTO TEMPO ACONTECERÁ A COLABORADORA?

O projeto tem duração de sete meses, de abril a outubro de 2020. As atividades acontecerão principalmente na sede do Instituto Procomum, no centro de Santos, litoral do Estado de São Paulo, todas as quintas-feiras e o último sábado do mês.

 

A PARTICIPAÇÃO NA COLABORADORA TEM CUSTOS?

Não há nenhuma cobrança de recursos em dinheiro pelos serviços ofertados pelo projeto. Não há remuneração prevista para os participantes selecionados.

QUAIS AS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO?

  • 16 de março a 12 de abril –  Inscrições pelo site
  • 17 de abril – Divulgação dos selecionados na primeira etapa
  • 22 a 27 de abril – Realização das entrevistas com os candidatos pré-selecionados
  • 28 de abril – Divulgação do resultado final*
  • 30 de abril e 1º de maio – Imersão de abertura da Colaboradora
  • Abril a setembro – Processo formativo (quintas das 17h às 21h + último sábado do mês das 10h às 16h)
  • Setembro – Pitch (apresentação dos empreendimentos)
  • Setembro e outubro – Mentorias individuais
  • Outubro – Evento de encerramento

 

*Os resultados serão enviados para os selecionados por email e divulgados no site: http://colaboradora.procomum.org/

Mais informações: [email protected]

Visite lab.procomum.org

 

2560 1707 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por