“Carômetro”

ALÊ ALMEIDA
“BRADA”

Performer, pesquisador e observador das relações e ações entre tempo, espaço, corpo e seus cotidianos, desenvolveu e coordena processos e produções artísticas como professor , orientador de grupos teatrais e escolas de dança dentro e fora do país.

Aline Benedito de Lima
“Elementa”

Artista visual, arte-educadora e produtora cultural, realizando principalmente trabalhos com grafite e outros tipos de intervenção urbana.

Ana Letícia Figueira de Oliveira
“EXPO MEMÓRIAS PERIFÉRICAS”

Mulher preta, performer, atriz, “Palhaça Preta” no Circo Periférico, apaixonada pela fotografia e mãe descobrindo fazeres nessa vida.

Andre Leandro da Silva Nascimento
“NOEL RECICLA: ADUBANDO VIDAS COM INCLUSÃO”

É articulador socioambiental e empreende o projeto Óleo Noel Recycla nas comunidades do São Manoel e bairros adjacentes do Polo Industrial da Alemoa, Zona Noroeste de Santos.

Andrea Campanilli
“O LIXO COMO EXERCÍCIO DE NOVOS OLHARES”

Artista visual, artesã e educadora, é cofundadora do projeto “OxiGênio Criativo”, desenvolvendo trabalhos com ressignificação de materiais, une arte e educação ambiental.

Bete Nagô
POETAS AS MARGENS

Fotógrafa, artesã, arte educadora e militante do Movimento Mães de Maio. A Principal base da composição de seu trabalho são suas vivências diárias, movimentos sociais, políticos, atividades culturais e artísticas da Baixada Santista.

Cesar Augusto dos Santos Esteves
“VIDAS PRETAS IMPORTAM”

Cantor e compositor de Rap, empreendedor na área da moda, começou cedo seu envolvimento com a poesia e consequentemente se apaixonou pelo Hip-hop.

Daniel Calado
“ORGANIZAÇÃO DO GALPÃO ATELIER”

Cenógrafo e videomaker, trabalhando em projetos audiovisuais experimentais utilizando materiais recicláveis como cenografia e ferramentas de produção.

Elton Alexandre Pereira dos Santos
“O ARTESÃO DA PALAVRA”

Griot, artesão, escritor, produtor cultural, organizador do Sarau das Ostras e está à frente do selo Periferia tem Palavra produzindo livros livretos e cartão poesia.

Ewald Santos Cordeiro
“Dando close no Cabaré (in)comum”

Um mágico, professor de matemática e hacker. Em seu trabalho artístico o foco está no encantamento do público, com criações que dialogam com a palhaçaria e malabares e que são apresentadas em âmbito presencial e virtual.

Fabrício Silva Dias
“Dando close no Cabaré (in)comum”

Artista visual, tatuador, designer e produtor cultural, foi idealizador e integrante de diversos projetos e coletivos culturais, como o Coletivo Sound.

Fernanda dos Santos Camara Melo
PORTOS

É bióloga, artista, maker e educadora. Desenvolve trabalhos com grafite e outras intervenções urbana e, entusiasta da tecnologia, atua na fabricação digital, biohacking e wearables.

Fernando Henrique de Gois
GALERIA IMAGINÁRIA

Dramaturgo, ator, artista visual, educador e produtor cultural, integrante dos grupos de teatro “O Coletivo” e “Casa3” e da produtora audiovisual “Tumulto Rec”.

Geraldo Varjabedian
CONSUMO CRÍTICO EM CARTAZ

Ativista e escritor, integrante do coletivo “Teiú”, atua diretamente em causas ambientais ou junto a comunidades compartilhando conhecimentos em alternativas de emancipação com ações de baixo impacto socioambiental.

Julie Lua
AMARELINHAS

Mulher preta, mãe solo, poeta, arte educadora, articuladora social na quebrada!

Juvenaldo Alves da Silva
“PAISAGISMO COMO FERRAMENTA DE MUDANÇA”

Ativista social, escritor, poeta, ator, locutor, diretor de vídeo, técnico ambiental, jardineiro e paisagista.

Letícia Diez
AUDIOTOUR

É atriz, performer e produtora cultural, produz a SELVAGERYA, movimento de integração ancestral e artística pela liberdade dos corpos, no centro histórico de Santos.

Lucas dos Santos Pereira dias
LIVRO DE RECEITAS

Lucas dos Santos realizou uma pesquisa sobre culinária e ancestralidade que resultou na criação do livro “Receitas Ancestrais Brasileiras”, o qual ele disponibilizou para a cozinha coletiva. Além disso, ele foi ao Lab e preparou uma das receitas propostas, um acarajé de palmito.

Luciana da Cruz
ATELIER COMUM

Artesã e empreendedora social por trás da Lumimus Ateliê, da Afro Santos e da FeirAfro. Criou também o Coletivo AfroTu para resgatar a identidade afro-brasileira por meio de ações que unem arte, cultura, sustentabilidade e empreendedorismo.

Mariany Passos dos Santos
TERRITÓRIO QUEBRADA

Produtora cultural, DJ, mãe e idealizadora do ELA – Empoderamento, Liberdade e Arte. Movimento ELA consiste no fomento ao protagonismo e emancipação feminina dentro dos nichos da arte e da cultura.

Marina Freire
GESTÃO DE RESÍDUOS E “VEM SER ECOCOMUM”

Marina Freire e Marina Benini estão desenvolvendo um projeto em conjunto, que também conta dom o auxílio de Andréa Campanilli. Irão realizar uma proposta de gestão de resíduos, instalando prateleiras pelo LAB nas quais há recipientes para a separação do material que seria descartado, possibilitando um descarte adequado e o reaproveitamento de materiais para as diversas atividades que já ocorrem no Instituto. Além disso, Marina Benini irá desenvolver um material educativo sobre ecologia a partir de adesivos.

Marina de Moraes Benini
GESTÃO DE RESÍDUOS E “VEM SER ECOCOMUM”

É Educadora Ambiental em Ciências da Terra, Pedagoga da Cooperação, Guerreira Sem Armas e empreendedora, sendo uma das fundadoras do Grupo Amora Terra.

Maurice Pirotte
“ORGANIZAÇÃO DO GALPÃO ATELIER”

Fotografo e artista audiovisual, tem como principal influência em seu trabalho o fotógrafo Ansel Adams.

Mauro Fernandes Corrêa da Costa
“ORGANIZAÇÃO DO GALPÃO ATELIER”

Musicista e artesão, é integrante do GT Trakitanas, experimentando ações de desenvolvimento pessoal e colaborativo.

Mayara Andrade
“LAMBER O COMUM”

Arte educadora, atriz/performer, produtora cultural e artivista no grupo “U[z]ina Coletiva”. Além disso, integra a ocupação do “Galpão Cultural” e o Conselho Municipal de Cultura de Cubatão.

Naiara Torres dos Santos
“VIVENDO A PERMACULTURA”

Bacharela em gestão ambiental e mestra em ciências ambientais, trabalha atualmente como educadora ambiental e permacultura urbana.

Natália Brescancini
janELAS

Artista visual, pesquisadora e educadora, investiga as representações dos corpos femininos e corpos femininos em ação na construção das obras. Trabalha com pintura, desenho, arte de ação, livros de artista e fotografia.

Roberta RIBEIRO DOS SANTOS ANTUNES
ATELIER COMUM

Luciana da Cruz e Roberta Ribeiro propõem a ocupação de um dos espaços anexos ao Galpão atelier, transformando-o em uma sala de costura. No local, Luciana Cruz e Roberta Ribeiro pretendem desenvolver oficinas de costura para a população em geral, com foco nas moradoras da região do entorno do Instituto.

Simon
TERRITÓRIO QUEBRADA

A produtora cultural e Dj Nanny Bonny e o músico Simom integraram o circuito “Territórios Comuns” com a produção de um videoclipe de artistas de Hip-hop da região, filmado em diversos espaços do LAB.

Vilene Lacerda
O BRILHO INTERNO DE UMA MENTE FEMININA

Mãe, empreendedora, articuladora social e produtora cultural é idealizadora do sarau itinerante ” Elas na quebrada”.

Pesquisar por