O LAB Tempestade, laboratório colaborativo para criação de soluções para efeitos da crise climática nos territórios, como enchentes e deslizamentos e debate do racismo ambiental, teve sua primeira edição realizada no primeiro semestre do ano de 2023 em parceria entre o Instituto Procomum e a Casa Criatura, destinado a participantes e proponentes da região metropolitana de Recife e Olinda.
Ao longo de encontros e imersões foram desenvolvidos cinco protótipos, que contou também com mentorias, celebração, debates e um processo de registro e acompanhamento que se deu no espaço da Casa Criatura, em Olinda, que recebeu e acolheu o grupo, selecionado através de chamada pública realizada também em parceria.
Ao longo dos últimos sete anos, o Instituto Procomum vem testando diferentes metodologias de ativação de redes locais, sobretudo a partir de seu laboratório cidadão localizado na cidade de Santos, Estado de São Paulo, Brasil.
Já realizamos duas edições do Laboratório de Mudanças Climáticas, em Santos, com parcerias como do Conselho Britânico, utilizando metodologias desenvolvidas em redes translocais e transnacionais e envolvendo pessoas e organizações de diferentes regiões.
Em 2022, a GIG, como rede internacional de inovação social das quais são membros Instituto Procomum e Casa Criatura, fez a ponte com a fundação alemã Nord-Süd Brüken para acessarmos financiamento de apoio à realização de um laboratório na cidade de Olinda, dado o fato de ser por um lado um ambiente criativo e repleto de potencialidades e, por outro um território que historicamente sofre com problemas como deslizamentos de encostas e moradias em condições de grande vulnerabilidade.
Assim como verificamos em outras edições, contamos que esse modelo de laboratório possa ser replicado em outras localidades, ampliando assim o reconhecimento do protagonismo cidadão e gerando diálogos prósperos entre cidadãos, agentes do poder público e outros setores.