Nós que lute – Um manual da correria para fortalecer uma rede de negócios locais

[vc_empty_space][vc_single_image image=”21235″ img_size=”full”][vc_empty_space][vc_text_separator title=”Um manual da correria para fortalecer uma rede de negócios locais” i_icon_fontawesome=”fa fa-handshake-o” i_color=”custom” border_width=”2″ add_icon=”true” i_custom_color=”#acbcd3″][vc_empty_space]

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o isolamento social gerou uma série de impactos em nossas vidas. Nesse momento difícil, a saúde e sobrevivência são prioridades. É preciso seguir todas as recomendações e normas das autoridades locais e das organizações de saúde.

Estamos diante de uma nova realidade, uma realidade que é dura e nos impõe uma série de desafios. Decidimos criar esse guia para oferecer alternativas, ferramentas e dicas de como fortalecer a economia local do seu bairro, coletivo e comunidade. Sabemos que muitos empreendedores, donos de pequenos negócios, artistas, criadores, artesãos e produtores estão com suas atividades paralisadas.

Nesse guia você vai encontrar diferentes alternativas para formar uma rede de negócios e serviços para, da sua maneira, criar estratégias de divulgação e promoção dos produtos e serviços locais da sua comunidade. Para fortalecer a nossa economia e ultrapassarmos a crise com colaboração e dignidade.

Esse guia pode ser utilizado por qualquer pessoa. Não é necessário nenhum conhecimento prévio em internet ou empreendedorismo.

E ele também pode ser adaptado para a sua realidade ou comunidade. Ele pode ser utilizado como consulta e não é necessário seguir todos os passos ou cumprir um objetivo. Estamos apresentando ferramentas, dicas e sugestões e entendemos que são os próprios cidadãos que conhecem bem as suas realidades. Não tenha medo de apoderar-se da ferramenta e utilizá-la da maneira que achar melhor.

[vc_empty_space height=”82px”]
[vc_text_separator title=”NO QUE NÓS ACREDITAMOS” i_icon_fontawesome=”fa fa-thumb-tack” i_color=”custom” border_width=”2″ add_icon=”true” i_custom_color=”#acbcd3″][vc_empty_space]

Para nós do Nós que lute, a crise da pandemia do novo coronavírus evidencia como as iniciativas cidadãs – feitas por gente como a gente – oferecem respostas rápidas para solucionar problemas complexos.

Certamente, você conhece vizinhos que passaram a se ajudar para fazer compras para idosos ou pessoas e entidades que arrecadam cestas básicas para populações mais vulneráveis. Nessas horas, a solidariedade e a criatividade são ferramentas eficazes para nossa sobrevivência e existência.

E nós acreditamos que é justamente essa solidariedade e criatividade que é a verdadeira inovação. Quando cidadãos utilizam o seus saberes e sua potência para solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas.

Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus ainda não tem data para terminar e uma crise econômica já bateu a nossa porta. Temos um cenário preocupante pela frente.

Obviamente, devemos cobrar do poder público nossos direitos e políticas públicas para a saúde pública e economia, especialmente para as populações mais vulneráveis.

Mas acreditamos que nesses momentos, não existe melhor alternativa do que a a união e a colaboração. De que, juntos, podemos nos defender e proteger de alguns problemas.

Para isso, devemos desmistificar alguns conceitos de empreendedorismo e inovação para fortalecer a nossa voz. É dizer: são as nossas pequenas atitudes e iniciativas que realmente tornam a vida vivível; são os pequenos negócios que fortalecem a nossa economia; os pequenos produtores e agricultores são essenciais para a saúde alimentar do povo brasileiro; nossos saberes tradicionais são importantes para manutenção da vida; e a nossa criatividade, poder de improvisação e de trabalhar com poucos recursos que é a verdadeira inovação.

Ou seja, você possui todas as ferramentas necessárias para ajudar a construir o bem comum da sua comunidade. E a sua comunidade tem potência para transformar a realidade e ultrapassar as dificuldades com dignidade e união.

Esse guia é apenas um compilado de informações e ferramentas. Um compilado de ferramentas e dicas que podem ajudar. Apresentamos algumas ferramentas tecnológicas e digitais, mas também entendemos que ela sozinha não é o suficiente. Só faz sentido se for trabalhada junto com os nossos saberes e adequada a nossa realidade.

[vc_empty_space height=”62px”][vc_separator border_width=”2″][vc_empty_space height=”62px”]
[mkdf_section_title type=”standard” position=”center” title_tag=”” disable_break_words=”no” title=”Tutorial” title_color=”#ce6d57″][vc_empty_space]

Olá! Esse guia está aqui para te ajudar a fortalecer ou ativar uma rede de negócios locais.

Esse material foi elaborado em um formato de tutorial, ou seja, aqui você encontra informações práticas, com passo a passo, sobre como utilizar ferramentas online que ajudem o seu negócio, ou que te ajudem na comunicação com clientes, por exemplo. Trata-se de um guia de uso livre, em que você pode adequar a utilidade dos conteúdos aqui escritos, para a sua realidade local!

Seguindo os passos do tutorial, você se torna agente  capaz de potencializar não só o seu negócio, mas de ajudar outras pessoas, além de compartilhar novos conhecimentos em rede.

[vc_empty_space height=”12px”][vc_text_separator title=”Como devo usar o tutorial?” i_icon_fontawesome=”fa fa-mouse-pointer” i_color=”custom” border_width=”2″ add_icon=”true” i_custom_color=”#acbcd3″][vc_empty_space]

O uso do tutorial é simples e livre. Ele está dividido por assuntos temáticos a cada capítulo, mas não há uma ordem certa para seguir.

Por exemplo, se você não tem acesso a designers, mas precisa divulgar os seus produtos online e para isso precisa de uma arte, você poderá ir direto para o capítulo “Criação de artes para as mídias sociais utilizando a ferramenta Canva”. Mas, se você precisa entender como fazer para que o seu negócio exista no ambiente online, você pode ir direto no capítulo “Presença Digital e On-line”.

Assim, você pode usar esse material da forma que desejar, ele foi feito para você!

Aconselhamos apenas iniciar pela seção “Primeiros Passos”, como forma de facilitar o seu processo.

Boa leitura!

[vc_empty_space][vc_text_separator title=”PRIMEIRO PASSO” i_icon_fontawesome=”fa fa-arrow-circle-right” i_color=”custom” border_width=”2″ add_icon=”true” i_custom_color=”#acbcd3″][vc_empty_space height=”12px”]

Mapeamento

[vc_empty_space]

Você conhece as pessoas que fazem parte da sua rede, ou que gostariam de fazer parte? Sabe que tipo de produtos elas vendem e os serviços que prestam? Quais são as maiores dificuldades dessas pessoas? E quais são as possíveis oportunidades?

Para fortalecer a rede, o primeiro passo é: conhecer as pessoas que fazem parte dela. Entender quais são as principais demandas, como elas estão se sentindo nesse momento de vulnerabilidade e como podem se ajudar e se fortalecer em conjunto é fundamental.

Para isso, a ideia inicial é fazer um mapeamento dessas pessoas e os seus negócios!

Mapear é fácil, talvez você até já saiba de cabeça quais são esses negócios, então aqui estão algumas sugestões de como organizar esse mapeamento:

Grupo no WhatsApp/Telegram:
Criar um grupo de whatsapp com as pessoas da rede pode facilitar a organização das informações. Nessa opção, você fica responsável por juntar as informações dos outros participantes.

Ao adicionar as pessoas, peça que elas enviem:
nome completo;
e-mail;
número comercial (se for outro);
onde atuam (região, bairro, rua, etc);
nome do negócio/marca ;
o que fazem/vendem;
principais dificuldades como negócio.

O envio pode ser no próprio grupo, ou por e-mail.

Para organizar essas informações você pode:
– Criar um documento no word e organizar em formato de tabela;
– Criar uma tabela no excel e ir acrescentando aos poucos as informações, depois compartilhar com o grupo;
– Criar um documento no google docs e depois compartilhar com o grupo;

[vc_empty_space height=”62px”][vc_text_separator title=”SEGUNDO PASSO” i_icon_fontawesome=”fa fa-arrow-circle-right” i_color=”custom” border_width=”2″ add_icon=”true” i_custom_color=”#acbcd3″][vc_empty_space height=”12px”]

Formulário de Pesquisa – Google Forms

[vc_empty_space]

O Google Forms é uma ferramenta gratuita de pesquisa, é uma espécie de formulário online, onde você faz perguntas para que as pessoas respondam. Para ter acesso basta criar uma conta no Google, ou seja, um e-mail do gmail.com.
Existem outros mecanismos de pesquisa online, como o Survey Monkey ou o Typeform, mas esses são em inglês.

Voltando à organização do mapeamento, a ideia é a mesma do tópico anterior:
Criar um grupo do WhatsApp, Telegram, Facebook, ou outro meio que conecte as pessoas dessa rede.

Após a criação do grupo, criar um formulário de pesquisa (Google Forms) em que você pergunte os seguintes tópicos:
– E-mail;
– Qual é o seu número comercial?;
– Onde você atua (região, bairro, rua, etc)?
– Qual é o nome do seu negócio/marca?
– Possui alguma rede social? (Instagram, facebook, site)
– O que você faz/vende?
– Conte um pouco sobre a história do seu negócio.
– Quais são as principais dificuldades do seu negócio hoje?

Depois de criado o formulário, é só compartilhar o link direto no grupo e as pessoas vão respondendo de acordo com as suas possibilidades.

Nesse formulário existe a opção de coleta obrigatória de e-mails, ou seja, para responder ao formulário a pessoa deve fornecer o seu e-mail, que fica salvo para possíveis contatos.

Pronto! Agora você tem as informações que precisa, salvas em um documento online, que pode ser acessado a qualquer momento e compartilhado com o grupo.

Caso queira, também é possível transformar essas informações em tabelas do excel.

[vc_empty_space height=”62px”][vc_text_separator title=”TERCEIRO PASSO” i_icon_fontawesome=”fa fa-arrow-circle-right” i_color=”custom” border_width=”2″ add_icon=”true” i_custom_color=”#acbcd3″][vc_empty_space height=”12px”]

Modelo de convite para a rede

Quanto mais gente, melhor! É a partir de novas conexões que aprendemos coisas novas e vamos além. Para isso, abaixo estão sugeridos dois modelos de convite para que mais pessoas possam fazer parte da sua rede de negócios locais. Os textos abaixo podem e devem ser adaptados de acordo com o perfil da rede!

Convite Coletivo:
“Olá, nós somos a Rede ____ (insira aqui o nome da rede a qual você faz parte), e temos como objetivo pensar em ações conjuntas para o fortalecimento dos nossos negócios locais. Acreditamos que juntos podemos pensar em soluções para momentos de crise, e conseguimos alcançar mais possibilidades e oportunidades. Quer fazer parte da nossa rede?
Entre em contato através do número ______ e/ou do e-mail @_______.

Convite Individual:
“Olá, eu sou a ______ (insira aqui o seu nome), embaixadora da Rede ____(insira aqui o nome da rede a qual você faz parte). A Rede_______ foi criada com o objetivo de fortalecer negócios locais através de ações conjuntas, ou seja, pensar o que podemos fazer para manter os nossos negócios ativos e funcionando! Entender quais são as nossas dificuldades e como podemos nos ajudar não só em momentos de crise, mas pensando em um verdadeiro trabalho de apoio em rede.
Quer fazer parte da nossa rede e trocar essa ideia?
Manda um alô para ___________ (endereço de e-mail), ou entre em contato pelo número ___________.

Presença Digital e On-line é a maneira de estar visível quando as pessoas acessam a internet e pesquisam por produtos ou serviços como o seu, e te encontram nos mecanismos de busca, mapas, e outros meios digitais.

É possível criar uma presença digital nos seguintes âmbitos:  web (site), dispositivos móveis (quando você faz alguma pesquisa usando seu celular) e redes sociais (instagram, facebook, twitter, linkedin).

Qual é a vantagem disso?

Divulgar seu negócio, aproximar-se de clientes e fidelizar, ou seja, fazer com que seu cliente se torne um consumidor fiel dos seus produtos e serviços.

Em estratégias mais elaboradas também é possível fazer publicidade e criar anúncios, bem como avaliar o comportamento online dos seus clientes.

Vamos lá?

Você conhece o seu público? Descreva brevemente quem você atende com seus serviços ou produtos.

Essa informação vai te ajudar a definir os canais de comunicação que você precisa ter para se relacionar com o seu cliente.

1.1. Onde você acha que seus clientes vão te encontrar? Eles têm familiaridade com as redes sociais ou são mais conservadores? Preferem uma linguagem mais informal ou formal?

Ex.: WhatsApp, Telegram, Instagram, pesquisam no Google, e-mail, telefone, cara a cara.

1.2. Agora que você já reconheceu os possíveis canais de comunicação com os seus clientes, liste as estratégias de abordagem para cada um delas.

1.3. Como conferir se sua estratégia está dando certo?

É muito importante verificar a satisfação do seu cliente, bem como se a forma de abordagem que você definiu está dando certo. Existem algumas ferramentas de análise de resultados disponíveis, mas é possível usar de outros recursos, como, enquete ou observação.

[vc_empty_space]

Cadastre as informações do seu serviço ou produto no Google Meu Negócio gratuitamente:
https://www.google.com/business/business-profile/

Obs.: Essa ficha coloca informações atualizadas do produto na Pesquisa Google e no Google Maps e funciona como um catálogo on-line para atrair clientes locais para o seu negócio, pois ao pesquisar algum comércio, serviço ou produto pelo celular, automaticamente os mais próximos serão mostrados.

[vc_empty_space]

Mais informações sobre diretórios on-line:

https://seunegocionomapa.com/

No próximo tópico você vai conhecer uma ferramenta para construir sua identidade visual sem precisar contratar um profissional da área de design e vai encontrar os primeiros passos e poder arrasar em sua comunicação visual e fortalecer sua presença digital.

[vc_empty_space]

Preciso divulgar os meus produtos e serviços, como criar identidades visuais com o que já tenho? Criação de artes para as mídias sociais utilizando a ferramenta Canva.

[vc_empty_space height=”62px”][vc_text_separator title=”Ferramenta Canva” i_icon_fontawesome=”fa fa-pencil” i_color=”custom” border_width=”2″ add_icon=”true” i_custom_color=”#acbcd3″][vc_empty_space height=”12px”]

O Canva é um site de Design para não Design, e também está disponível para smartphone. Nele você pode criar conteúdo visual para TUDO e encontra gratuitamente diversos modelos pré-prontos para criação das suas peças gráficas. Essa ferramenta se destaca como uma oportunidade para quem está começando a empreender no mercado digital.

Com projetos gráficos prontos você pode editar de maneira bem intuitiva e criar, por exemplo, a marca do seu negócio, rótulo do produto, cardápio, convites, panfleto, o card do feed, dos stories, do status do WhatsApp, assinatura de e-mail, currículo, dentre tantas outras possibilidades.

Os templates são divididos nas seguintes categorias: Redes sociais; Documentos; Pessoal; Educação; Marketing; Eventos e Anúncios.

Vantagem:

Templates pré-definido;
O cadastro e os principais recursos são gratuitos;
Cada arte já possui o tamanho certo para cada canal e podem ser baixadas nos formatos PNG, JPEG e PDF;
É possível compartilhar o projeto com outras pessoas;

Primeiros passos:

Vale reforçar que dentro do Canva já existem vários modelos prontos, basta você substituir pelos dados do seu negócio, como nome.

Crie sua conta gratuita e comece a explorar a biblioteca, os modelos e todo o site. Aprenda testando, errando e fazendo;
Crie um logotipo (popularmente conhecida como marca);
Crie os posts (cards) para os canais de comunicação que você definiu lá em cima.

Aqueles onde irá encontrar seus clientes. (É importante nessa etapa prezar pelo harmonia visual, ou seja, evitar criar cards muito diferentes um do outro);
Crie panfletos e cartazes para divulgar eventos, produtos ou serviços na região onde você mora.

Abaixo vamos descrever alguns recursos extras que você pode fazer para potencializar sua comunicação:

Criar cartão de visita para entregar as pessoas que utilizam do seu serviço, pode ser confeccionado imãs também.

Para informações detalhadas sobre o uso do Canvas, acesse: https://blog.hotmart.com/pt-br/canva-tutorial/

[vc_empty_space height=”62px”][vc_text_separator title=”REPLICANDO A TECNOLOGIA” i_icon_fontawesome=”fa fa-share-alt” i_color=”custom” border_width=”2″ add_icon=”true” i_custom_color=”#ce6d57″][vc_empty_space height=”62px”]
[mkdf_section_title type=”standard” position=”center” title_tag=”” disable_break_words=”no” title=”Quero criar um website, e agora?” title_color=”#ce6d57″][vc_empty_space]

Caso você queira criar um site para divulgar os produtos e serviços, nós disponibilizamos os códigos da Rede de Negócios e Serviços do LAB Procomum para você.

Basta seguir os passos do texto abaixo. É necessário utilizar o WordPress.

[vc_empty_space]

Gerenciador de conteúdo WordPress

Aprenda neste vídeo como instalar o WordPress através do painel de controle da sua hospedagem.

WP Job Manager
https://wpjobmanager.com/
Solução para o cadastramento dos serviços e gerenciamento pelo sistema gerenciador de conteúdo WordPress


Instalação automática

Instalação automática é a opção mais fácil, já que o WordPress manipula as transferências de arquivo e você nem precisa sair de seu navegador da web. Para fazer uma instalação automática, faça login no seu painel do WordPress, navegue até o menu Plugins e clique na opção “Adicionar novo”.

No campo de busca digite “WP Job Manager” e clique em “Pesquisar plugins”. Depois de encontrar o plugin, você pode exibir os detalhes sobre o mesmo, como a data de lançamento, classificação e descrição. Mais importante ainda, é claro, você pode instalá-lo clicando em Instalar agora.

Instalação manual

O método de instalação manual envolve baixar o plugin e enviá-lo para seu servidor web através do se aplicativo de FTP favorito.

Baixe o arquivo do plugin para o seu computador e descompacte-o
Usando um programa de FTP, ou seu painel de controle de hospedagem, faça upload da pasta do plugin descompactado para o diretório wp-content/plugins/ de sua instalação do WordPress.
Ative o plugin no menu Plugins dentro do Painel do WordPress.

Primeiros passos

Uma vez instalado:

Crie uma página chamada “Vagas” e dentro dela coloque o shortcode [ jobs ]. Isto irá listar suas vagas.
Crie uma página chamada “Enviar vaga” e dentro dela coloque o shortcode [ submit_job_form ] se quiser envios de vagas no front-end.
Crie uma página chamada “Painel de vagas” e dentro dela coloque o shortcode  [ job_dashboard ] para que os usuários logados gerenciem seus anúncios.

Observações ao usar shortcodes, se o conteúdo parecer desconfigurado ou mal desenhado, edite sua página e acima o visual editor clique na aba ‘Texto’. Então remova quaisquer tags ‘pre’ ou ‘code’ envolvendo o seu shortcode.

Para obter mais informações, leia a documentação.

Contact Form 7
https://contactform7.com/
Formulário de contato para a inclusão dos novos serviços.

Instalação

Faça o upload da pasta inteira do contact-form-7 para o diretório /wp-content/plugins/.
Ative o plugin na tela Plugins (Plugins> Plugins instalados).

Você encontrará o menu Contato na tela de administração do WordPress.

Para uso básico, dê uma olhada no site do plug-in.

[vc_empty_space height=”82px”]
Pesquisar por