O Instituto Procomum realizou ontem (1º de fevereiro) a Oficina de Criação para os interessados em inscrever ações no Circuito LABxS. Ministrada pelo designer e fundador do LABxS (Lab Santista), Niva Silva, a atividade foi realizada no Espaço Dínamo (Maker Space da UNIMONTE).
Para ajudar àqueles que não conseguiram formatar sua ideia de ação em um projeto para a chamada pública, a equipe do IP adaptou a metodologia da oficina em um passo-a-passo. Confira:
1 – Colocando ideias no papel
Em três pedaços de papel, escreva:
-Título ( dê um nome para o seu projeto)
-Ação ( descreva a ação que você pretende realizar ou qual é o seu projeto)
-Visão de mundo ( qual o projeto de mundo você defende? Quais são os seus ideiais?)
2 – Ampliando a sua visão de mundo
Somente com o papel “Visão de mundo”, realize um brainstorming e liste todas as atividades, ações e iniciativas que podem promover essa visão de mundo. Faça isso em um novo papel, de preferência maior.
Esse é um momento de não criar julgamentos. Não descarte ideias. É legal convidar amigos para colaborar com diferentes visões e ideias.
3- Viabilidade das ideias
Você provavelmente vai ter uma lista enorme de ideias e iniciativas que gostaria de realizar. Agora você deve selecionar quais são as melhores ideias, levando em conta os seguintes critérios: Viabilidade técnica e temporal, viabilidade orçamentária e benefícios à comunidade atingida.
É interessante votar uma ação por critério, podendo a mesma ação receber mais de um voto.
4- Crie uma ilustração
Você provavelmente chegou a uma ação ou uma série de atividades. É bacana ilustrar (pode ser de maneira simples) o conceito da sua ideia/ação. O desenho ajuda a simplificar e entender qual a sua ação e visão de mundo.
5- Tudo pronto! Inscreva o seu projeto!
Essa metodologia é um processo criativo que ajuda a formatar ideias em projetos. Aproveite o percurso para entender melhor qual o seu objetivo e o que é possível realizar no momento. Por fim, o nosso processo não é uma competição e sim a construção de uma rede. Participe.
Inscreva-se: www.procomum.org/circuitolabxs
Comente