A solidariedade é atemporal e irrestrita – uma pequena homenagem ao Prato de Sopa e sua continuidade

A história da sede do LAB Procomum e do Instituto Procomum é uma referência em solidariedade na Baixada Santista. Foi em 1930 que se criou  a Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira e por quase um século realizaram um série de boas ações para os moradores do bairro.

Uma entidade criada para o gesto genuíno de oferecer um prato de sopa para os mais pobres, a associação atuou por quase um século na Bacia do Mercado e passou por diversas fases – sem nunca perder o seu caráter solidário. Até pausar as suas atividades e, em outro gesto solidário, ceder a sua sede para as atividades do LAB Procomum em caráter de comodato.

De diferentes maneiras, sempre entendemos que o nosso trabalho é uma continuidade do que foi feito durante anos na rua Sete de Setembro, 52. Afinal, a solidariedade é um gesto que pode assumir diferentes maneiras de existir no mundo – especialmente quando é realizado com valores, sinceridade e amor.

Hoje, enfrentando a crise da pandemia do coronavírus, a equipe do Instituto Procomum e LAB Procomum sente-se realizada por conseguir iniciar um trabalho de distribuição de alimentos e kits de higiene arrecadados pela campanha Baixada Pela Vida.

Em um momento tão difícil como o que estamos vivendo, a solidariedade mostra-se atemporal. E o gesto de oferecer o prato de sopa continua vivo em nossa organização.

Para construir o comum a solidariedade é um valor essencial.

 

550 380 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por