Laboratório de Emergência: Solidariedade e colaboração em tempos de isolamento

Está aberta a convocatória para projetos do Laboratório de Emergência Covid-19 – Solidariedade, experimentação e colaboração sob condições de isolamento, uma chamada de ideias e propostas, mapeamento de necessidades e coleta de boas propostas para enfrentar a crise da pandemia do novo coronavírus e seus impactos. Também podem participar iniciativas que já existam e queiram expandir seu alcance.

As inscrições dos proejtos podem ser realizadas até o dia terça-feira (21/4) no seguinte link: https://silo.org.br/media/docs/Laboratorio_de_Emergencia_Convocatoria_para_Projetos.pdf. 

O laboratório funcionará com o seguinte cronograma: Chamada de ideias e propostas, com prazo final na ​quarta-feira (21/04), às 22h; Chamada de colaboradores ​até domingo (25/04), às 22h· Criação de equipes, segunda-feira (26/04); Planejamento de trabalho, ​terça-feira (27/04); Desenvolvimento de um primeiro protótipo, sábado (01/05); Apresentação dos primeiros resultados e proposta de implementação, ​domingo (02/05), pela manhã e pela tarde.

Ou seja, os projetos serão desenvolvidos de forma colaborativa por equipes multidisciplinares de acordo com as inscrições de projetos e colaboradores. Os grupos serão estimulados a trabalhar em grupos de Whats App e Telegram e a desenvolver protótipos e propostas de implementação dentro do prazo estimulado.

Vale lembrar que a chamada é aberta para qualquer pessoa interessada em criar soluções para o combate ao efeitos e impactos do covid-19, especialmente projetos das ou para as periferias rurais e urbanas. Não existe restrição de especialização ou experiência para os proponentes e colaboradores.

A convocatória busca projetos nas seguintes temáticas: divulgação científica, ciência e sociedade (como comunicar fatos científicos para diferentes realidades sociais e étnicas, combate a fake news,criação de meios de comunicação de ciência;· Modelagem, dados, coleta e exibição de dados científicos e sociais· Sistemas de produção e apoio a pequenos agricultores; Escoamento, distribuição de mercadorias e sistemas de doação(alimentos, itens de higiene pessoal, medicamentos); Redes solidárias para comunidades e bairros (​assessoria jurídica,sistemas de partilha, sistemas de ajuda, sistemas de comunicação); Recursos educacionais e ocupacionais para idosos, adultos e crianças; Redes de autocuidado e socorro para mulheres em situação de violência; Ciência e Saúde· Difusão cultural· Inclusão digital: acesso a computadores, smartphones e internet,alfabetização digital; Fabricação maker, segurança sanitária e aparelhagem hospitalar.

O Laboratório Emergencia é uma iniciativa das seguintes entidades e iniciativas: Amerek, DataLab, Frena la curva, Gambiologia, Genêro e Número, Horta Inteligente, Instituto Procomum (LAB Procomum), Lab Inventa, Olabi, Preta Lab, Segura a Onda, A Rebeldia e Silo – Arte e Latitude Rural.

 

 

 

 

2560 2560 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por