Nós que Lute: Um manual para fortalecer negócios locais em tempos de crise

O Nós que Lute – Um manual da correria para fortalecer negócios locais é um guia que oferece alternativas, ferramentas e dicas de como fortalecer a economia local do seu bairro, coletivo ou comunidade tendo em vista os impactos e as dificuldades econômicas decorrentes do isolamento social e da pandemia do coronavírus.

Vale lembrar que o guia foi criado como um manual de consulta e pode adequar-se a diferentes realidades. Ele oferece ferramentas, dicas, sugestões e conselhos que podem ser adaptados, replicados ou transformados. Ou seja, um guia livre que não oferece respostas, mas aponta caminhos e soluções.

Por exemplo, o usuário do guia pode replicar o modelo de um site com catalogo de produtos e serviços, utilizar e adaptar modelos de artes visuais para divulgar nas redes sociais e grupos ou simplesmente acessar metodologias de colaboração e fortalecimento de redes. Uma ferramenta não elimina a outra, possibilitando diferentes usos e sendo facilmente adequada as condições técnicas de cada usuário.

Assim, o Nós que Lute fortalece o conhecimento dos próprios cidadãos de sua realidades. Funciona como um dispositivo que permite o apoderamento de diferentes ferramentas em diferentes contextos.

Vale lembrar que o manual foi elaborado para que qualquer pessoa possa utilizá-lo. Não é necessário nenhum conhecimento prévio em internet ou empreendedorismo.

Segundo os criadores da ferramenta, a ideia é que os princípios de colaboração e cidadania funcionem como disparadores para o fortalecimento das redes locais. “A ideia do guia não é que as pessoas possam somente criar um site ou material para as redes sociais para divulgar produtos, mas sim reconhecer que as pessoas já possuem conhecimentos e ferramentas para trabalhar em rede e se fortalecer nesse momento difícil. Ou seja, são dicas e sugestõse que ajudam os laços comunitários que já existem ou já tem muita potência, só precisam adaptar-se aos novos desafios”, comenta Victor Sousa, um dos desenvolvedores do guia.

Sobre o projeto

O guia foi elaborado a partir da experiência da criação da Rede de Negócios e Serviços Procomum, iniciativa do Instituto Procomum e o LAB Procomum, para atender a rede de artistas, empreendedores e criadores que formam a rede de colaboradores da organização e do laboratório cidadão.

A ferramenta funciona como um catalógo de produtos e serviços que podem ser entregues ou realizados durante o período de isolamento social. Os interessados entram em contato diretamente com os vendedores ou prestadores de serviço para contratar ou comprar os serviços e produtos.

Para ver a lista dos empreendedores cadastrados, basta entrar no link: https://lab.procomum.org/rede-de-negocios-servicos/.

O projeto foi inscrito e selecionados para o LAB Emergência, organizado pelo Silo – Arte e Latitude Rural, que funciona como uma laboratório de inovação cidadã na qual os proponentes inscrevem os projetos e recebem ajuda de colaboradores para desenvolvê-lo durante o período do projeto.

Os colaboradores do projeto entenderam que a ferramenta já estava avançada e que poderia fazer sentido para outras comunidades que vivem os mesmos problemas. Assim, a ferramenta Nós que Lute foi criada desde a sua essência para a replicabilidade de metodologias e ferramentas.

O que é possível fazer com o guia?

150 150 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por