2ed Lab de Emergência COVID19: 16 projetos e 240 colaboradores prototipando soluções para impactos da pandemia

Organizado pelo Instituto Procomum e pela Silo – Arte e Latitude Rural, laboratório online e solidário inicia trabalhos e apresenta programação de lives

 

A segunda edição do Lab de Emergência Covid19 – Reconfigurando o Futuro vai prototipar 16 projetos que apontam soluções para os impactos da pandemia do coronavírus nos próximos cinco dias, entre 15 e 19 de junho, em formato de laboratório online e solidário. A atividade é uma iniciativa do Instituto Procomum e da Silo – Arte e Latitude Rural.

Acesse o site do laboratório online para conhecer os projetos e acompanhar as novidades. 

Os projetos e colaboradores foram selecionados e organizados via chamada pública e aberta. No total, foram recebidas 98 propostas de projetos e 140 inscrições de colaboradores (130 do Brasil em 12 estados diferentes e mais de três continentes).  Lembrando que a maioria dos projetos selecionados é formado por coletivos ou grupos já organizados.

A rede de apoiadores do Lab de Emergência ainda conta com 25 mentores das organizações parceiras, 10 pessoas na equipe técnica (suporte de desenvolvimento e programação), 5 mediadoras  e 10 pessoas na equipe de organização. Totalizando 240 pessoas trabalhando no laboratório online.

As seguintes organizações fazem parte da lista de apoiadores: Amerek, Bela Baderna, Careables, Casa Criatura, Lab Coco, Datalabe, Coletivo Etinerancias, Frena la Curva, Gambiologia, Gênero e Número, Horta Inteligente, Instituto Elos, Instituto Update,MediaLab.UFRJ, Mulheres do Futuro, Museu da Mantiqueira, No-Budget Science, Olabi, Pretalab, Redes da Maré, Segura a Onda, Think Olga e A Tramadora.

Equipes multidisciplinares, mentorias e apoio técnico      

Os colaboradores foram distribuídos de acordo com as escolhas realizadas por eles na inscrição, por uma divisão técnica e operacional da produção executiva do Lab e pelas demandas dos proponentes dos projetos. Todos os grupos foram traçados com recorte profissional híbrido e multidisciplinar, garantindo que todos os grupos tenham programadores e designers, por exemplo.

Vale considerar também que a maioria dos projetos foram enviados por coletivos ou grupos, o que aumenta o dinamismo e impacto do laboratório online.

Cada equipe conta com mentorias também selecionadas de acordo com o perfil do projeto que vão ser agendadas durante a semana.

Todos os proponentes e colaboradores receberam um e-mail inaugural com a metodologia do lab e o cronograma de atividades. Os grupos se organizam por grupos em aplicativos de mensagem da sua preferência.

Cinthia Mendonça, diretora da Silo e coordenadora do projeto, também explica que os colaboradores são estimulados a organizarem-se em um sistema de banco de horas, possibilitando o revezamento entre diferentes grupos de trabalho e facilitando a tradução, documentação e comunicação dos proejtos. “Queremos ampliar e potencializar a multidisciplinaridade e a colaboração entre os grupos, afirmando os impactos do laboratório”

Programação de lives

A equipe do Lab de Emergência também vai realizar uma série de lives para amplificar as conversas, reflexões e práticas das temáticas e problemas apresentados pelos projetos. Elas serão exibidas de segunda à sexta-feira, sempre às 17h, em transmissão simultânea nos canais de YouTube do Instituto Procomum e da Silo Arte e Latitude Rural. Inscreva-se nos canais e ative os lembretes para não perder as conversas.

Veja a programação completa das lives do laboratório online:

Dia 1 (15/06) segunda-feira às 17h
Nome da live: 2ed do Laboratório de Emergência | Abertura

Participantes: Cinthia Mendonça (Silo – Arte e Latitude Rural) e Georgia Nicolau (Instituto Procomum).

Mediadora: Marcela Martins (Jornalista).

Mini Bio Participantes:

@ dos Participantes para marcação no Instagram | Twitter:
Cinthia – @synthmodulation | @haikaio
Georgia – @georgia_nicolau | @georgianicolau
Marcela Martins (Jornalista)

 

Dia 2 (16/06) terça-feira às 17h

Nome da live: Educação na pandemia

Participantes:

_ Taís Rocha Ribeiro (E-leiturinha app) +

_ Enio (Diretor da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira | Serrinha do Alambari) +

_ Fred Paulino (Gambiologia)

 

Mediadora: Marcela Martins (Jornalista).

Dia 3 (17/06) quarta-feira às 17h

Nome da live: Bailes Funk pós pandemia

Participantes:

_ Bruno Sousa | (LabJaca)

_ Taísa (Afrofunk | Maré)

_ Carlos Palombini (Pesquisador do Proibidão).

Mediadora: Marcela Martins (Jornalista).

 

Dia 4 (18/06) quinta-feira às 17h

Nome da live: Saúde e Tecnologia

 

Participantes:

  • Ricardo Ruiz (Careables/Lab Coco)
  • Rodolfo (SOS Coroavirus)
    – Agentes Populares de Saúde
    Nomes a confirmar.

Dia 5 (19/06) sexta-feira às 17h

Nome da live: Mudanças Climáticas e pandemia

Participantes:

_Raquel Rosenberg (Liberte o Futuro)

_Bernardo Esteves (jornalista de ciência da (Revista Piauí)

_Pablo Borges Amorim

Mediadora: Marcela Martins (jornalista).

 

1280 685 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por