Colaboradora apresenta aulas abertas e gratuitas de arte; participe

A Colaboradora é a nossa escola livre e colaborativa. Um ambiente de aprendizagem e experimentação que tem a colaboração como principal ferramenta metodológica. Com a pandemia e o isolamento social, as atividades de formação e desenvolvimento de projetos passaram a acontecer em ambiente digital.

Pensando em compartilhar os saberes e conhecimentos de parte desses encontros – e expandir as possibilidades da colaboração, por quê não?-, a produção da terceira temporada da Colaboradora – Artes e Comunidades criou uma grade de aulas abertas que serão transmitidas no canal do YouTube do Instituto Procomum.

Para além das aulas abertas, a organização do projeto também criou desafios artísticos que vão ser desenvolvidos como reação ou resposta ao conteúdo das aulas. Eles vão ser realizados por artistas que se inscreveram na chamada pública mas não compõe o grupo de participantes. Os artistas vão receber apoio financeiro de R$ 500 reais para desenvolver essas respostas – mais uma maneira de a gente expandir e fortalecer a nossa rede, nesse momento tão difícil que vivemos.

Vale dizer que todas as aulas contarão com interpretes de libras. Mais um esforço do Instituto Procomum para que os nossos saberes cheguem até mais pessoas.

A primeira aula já foi para o ar e você pode assisti-la aqui:

Restante da programação é:

27 de julho das 17h às 19h – https://youtube.com/InstitutoProcomum

Filosofia da arte

A aula pretende investigar os possíveis sentidos da estética e da atividade artística no mundo contemporâneo. Em primeiro lugar, iremos fazer uma breve apresentação da história do conceito de arte no Ocidente. Em um segundo momento, pretendemos discutir o conceito de partilha do sensível a partir do pensamento do filósofo francês Jacques Rancière.

Com Taisa Palhares, Professora de Estética do Departamento de Filosofia da UNICAMP, crítica de arte e curadora.

10 de agosto das 17h às 19h – https://youtube.com/InstitutoProcomum

Distribuição de Arte no Território
A aula pretende apresentar diferentes suportes para a criação, apresentação e difusão de trabalhos artísticos, além de percorrer as experiências dos artistas convidados.

Com

Roberta Carvalho
Artista visual e multimídia. Desenvolve trabalhos envolvendo o vídeo, a intervenção urbana, a video-projeção, realidades mistas, instalação, audiovisual e projetos interativos. Formada em artes visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) é atualmente Mestranda em Artes da UNESP (PPGARTES).

Mauro Neri
Veracidade, como é conhecido, Mauro Neri, preto com origem na periferia de São Paulo, educador, artista plástico, grafiteiro e pichador.
Co-responsável pelo movimentos Imargem, Cartograffiti e Infograffiti; projetos de arte, edu-comunicação, meio ambiente e direito à cidade.
Expõe nas ruas e instituições no Brasil e no mundo. Age a partir das margens produz na paisagem, imagens de gente, de casas e escritas com a palavra “ver” em percursos de acessos para além das fronteiras.

845 434 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por