LA Cuida – Laboratório cidadão em Cali já é uma realidade.

O Instituto Procomum está radiante. Dia 29 de março foi o fim do período de inscrições do nosso LA Cuida – Laboratório de Ativação de Economia do Cuidado.  Ao todo, recebemos 112 inscrições, sendo 94 delas realizadas por mulheres; destas 40 se autodeclaram  negras, 11 indígenas e 13 pardas. Esta foi a primeira chamada internacional realizada pelo Instituto Procomum e ressaltamos a alegria em perceber tantas pessoas inclinadas a pensar e agir coletivamente na agenda de Economia do Cuidado, Cuidado e o Comum. 

Agora, a comissão de seleção composta por pessoas do Instituto Procomum e mais quatro organizações parceiras (Update, Extituto, Coletivo Etinerancias e ICESI) vai selecionar 10 iniciativas de inovação cidadã colombianas relacionadas à Economia do Cuidado para participar de um imersão focada no desenvolvimento de protótipos e/ou no enriquecimento de ideias. Serão selecionadas iniciativas que se afirmem como praticantes da Economia do Cuidado, com especial destaque para as lideradas por mulheres, negras e indígenas. 

Entendemos a Economia do Cuidado como aquela que sustenta a vida dos seres humanos, das nossas comunidades e do nosso planeta, seja este cuidado relacionado à família, à comunidade, ao setor privado ou ao estado. Segundo levantamento do Lab Think Olga, o trabalho não pago das mulheres equivaleria a 10,8 trilhões de dólares e no Brasil, 63% das casas chefiadas por mulheres negras estão abaixo da linha da pobreza. Um dos principais objetivos do projeto é reconhecer, mapear, articular e estimular ações e iniciativas comunitárias da América Latina que tenham como foco práticas de cuidado seja na cultura, na economia e na política.

O Instituto Procomum desenvolve metodologias de colaboração e inovação cidadã por meio de laboratórios cidadãos. Neste projeto colocamos em prática as metodologias desenvolvidas e observadas em nossos sete anos de atuação também em prol de aquecer, junto a outras organizações, o debate em torno do tema. 

Para uma melhor articulação, o Instituto Procomum também contou com os parceiros internacionais Extituto, Artemisias, Solidarity Center, Think Olga, Friedrich Ebert Stiftung, Update, Platohedro e Avina. Essas organizações foram fundamentais para o diálogo e a articulação do tema e da comunidade local. 

LA Cuida é uma iniciativa do Instituto Procomum (IP) em parceria com o Coletivo Etinerâncias (BR) e o Observatório para a Equidade das Mulheres da Universidade ICESI (CO).O projeto vai acontecer em Cali, na Colômbia, em junho de 2023. Se você deseja conhecer mais a respeito do assunto e fazer parte da discussão, acesse o link

1080 718 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por