CLIC apresenta 5 protótipos com soluções testadas por cidadãos para o Cadrastro Único
No dia 4 de setembro, aconteceu a apresentação dos protótipos desenvolvidos no CLIC – Colaboratório de Inovação Cidadã para o Desenvolvimento Social, em Brasília, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O evento, faz parte do projeto Inovação Cidadã, e é idealizado pela ENAP, Instituto Procomum, GNOVA LAB, Ministério do Desenvolvimento Social, Controladoria Geral da União e OEI.
O CLIC é um projeto de inovação cidadã que busca transformar a forma como a sociedade e o governo interagem. A metodologia de inovação cidadã foi adaptada para o contexto do governo com o objetivo de colocar o cidadão no centro das soluções dos problemas enfrentados pela sociedade.
Antes de falarmos sobre o encerramento do projeto e a apresentação dos protótipos, vale relembrar o processo de construção do mesmo. Foi feita uma chamada para órgãos do governo trazerem seus problemas. Recebemos mais de 60 questões diversas e dentre elas, o problema do Cadastro Único (Comunicação e Busca Ativa), apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), foi eleito como temática para o laboratório.
O Cadastro Único é a principal porta de entrada para os benefícios sociais do Governo Federal, sendo utilizado por mais de 40 milhões de famílias no Brasil e mais de 94 milhões de pessoas cadastradas. E o problema apresentado pelo MDS foi a comunicação, como a desinformação, fake news, bem como a busca ativa de beneficiários ainda não inclusos no cadastro.
Depois, foi realizada uma chamada pública para participantes, selecionando 35 pessoas, incluindo beneficiários, lideranças comunitárias, agentes públicos e pesquisadores. Esses participantes foram divididos em 5 equipes, que formaram 5 protótipos.
https://www.instagram.com/p/DABtMZ6Pp39/
Para Niva Silva, professor e membro do Instituto Procomum, o encerramento do projeto celebrou mais do ue as cinco protótipos realizados para o CAD Único: Hoje estamos aui celebrando a criação de 5 cinco protótipos de pessoas ue até um mês atrás não se conheciam. E hoje, apresentaram para o Governo Federal, possibilidades reais de melhorias para algo tão importante e grandioso como o CADÚnico. Mas estamos também celebrando a realização deste laboratório, ue pode ser replicado em outras regiões com a mesma temática ou ser replicado para apresentar soluções para outros problemas de órgãos do governo
O CLIC é um aprendizado sobre a cidadania e o que ela é capaz de realizar se for efetivamente convocada a construir as políticas públicas do nosso tempo. Vale pedir licença para todas as lutas ue nos antecederam e dizer ue estamos Utilizando metodologias criadas há muitos anos por uma série de organizações brasileiras e internacionais.
A colaboração é uma escolha política, e os protótipos produzidos geram comunidades. Este projeto representa a afirmação da participação social nos processos democráticos, com a inovação cidadã como um caminho de atualização.Rodrigo Savazoni, Diretor do Instituto Procomum
Conheça agora os protótipos apresentados no evento
Cadúnico – O que? Como? Para que?”, que trouxe a sugestão do uso de vídeo para combater a desinformação a respeito do CadÚnico.
CadMóvel
Gincana Jovem
Histórias Únicas
Vozes pela Cidadania
A inteligência comunitária e a colaboração são fundamentais para resolver os problemas que afetam nossas comunidades. O CLIC é um exemplo de como podemos transformar a força e os saberes das comunidades em propostas práticas e eficazes. Estamos falando de um modelo de participação social e não de representação. E para isso acontecer, o cuidado individual e coletivo é fundamental. O tempo inteiro, temos que lidar com os limites individuais, coletivos e das próprias instituições.
Luiza Xavier
Coordenadora de Mobilização do IP
Por dim, o CLIC renova a nossa crença: a metodologia para o trabalho que fazemos ao longo desses anos com a inovação cidadã, Ele mostra a força da cidadania e o que ela é capaz se for efetivamente convocada a construir as políticas públicas do nosso tempo.
Ao criarmos as condições para tornar práticas institucionais a força e os saberes das pessoas que estão lutando nos territórios deste país, sobretudo as que estão excluídas em todos os sentidos, economicamente, subalternizadas pelas suas condições de acesso aos direitos.
O CLIC é um aprendizado de que a cidadania, quando efetivamente convocada, mesmo nos temas mais áridos, pode transformar a realidade.
Leave a Reply