Descrição das Atividades
01/10 e 02/10- Engajamento Animado – Imersão de criação de animação junto ao Centro Cultural da Dinamarca e agenda Rede Justiça Climática (FECHADO)
01/10 – Roda de Conversa Donnas da Rua: Roda de conversa com psicólogo sobre saúde mental às 18h
Cuidar da saúde mental é fundamental, especialmente para a população LGBT, que enfrenta desafios e pressões constantes decorrentes de estressores de minorias, como o preconceito, a discriminação e a invisibilidade social. Esses fatores podem desencadear altos níveis de ansiedade, depressão e isolamento. Pensando nisso, convidamos o renomado Dr. Guilherme, especialista em saúde mental e defensor da causa LGBT, para um encontro dedicado a discutir o impacto desses desafios e apresentar estratégias práticas de autocuidado, resiliência e fortalecimento emocional. Durante a atividade, abordaremos a importância de criar redes de apoio seguras, além de refletir sobre como a luta por direitos e respeito está diretamente ligada à promoção de um bem-estar integral. Venha participar dessa conversa enriquecedora e fortalecer sua saúde emocional!
02/10 e 16/10 – Café com Costura – reunião de reativação do ateliê de costura- 13h às 18h
Encontro para ativação do ateliê de costura do LAB Procomum conduzido pelo Grupo Mulheres Grandes Guerreiras e Luciana da Cruz (AfroTu). Venha tomar um café e conhecer nosso espaço.
05/10 – Reunião Movimento Dignidades (Moradia) – 10h às 12h30
05/10 – Ação Cuidado: Salve as Crianças – Oju Obá às 14h às 18h
Valorizar as infâncias e suas diversidades é uma das chaves para um mundo que aponte caminhos de futuros mais felizes e acolhedores!
Convidamos você para celebrar conosco em uma tarde cheia de axé no quintal do Instituto Procomum, com brincadeiras, baque de maracatu e lançamento do livro infantil “Orun Mirim – Divindades Yorubas para Crianças Brasileiras – Exu “, de Kaike Sena, que resgata o poder da ancestralidade e da sabedoria das crianças.
Traga seu cooler e suas bebidas, que a pipoca e o algodão doce são por nossa conta!
O livro Orun Mirim – Divindades Yorubas para Crianças Brasileiras – Exu foi realizado com recursos do 1°CONCURSO DE APOIA À CULTURA NEGRA, da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA/ PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS.
09/10 – Reunião com Técnicas do Paif – 9h às 12h30 (FECHADO)
15/10 e 17/10 – Oficina: Como criar e/ou manter uma associação (institucional) das 19h às 21h
Evento institucional da Área de Recursos do LAB Procomum e iniciativa de Fernanda Gomes (Gerente de Recursos do LAB Procomum) aberta para pessoas interessadas em criar associações. No encontro, Fernanda apresentará os principais processos para abertura e formalização, bem como mantimento de uma entidade sem fins lucrativos. O evento é aberto e gratuito.
16/10 – Almoço coletivo: Levante das Calçadas – 11h às 15h
Levante das calças, projeto proposto pelo Serviço de abordagem social da Prefeitura de Santos, acompanhado por 3 servidores e atenderá entre 10 e 15 pessoas atendidas pela abordagem social no projeto Fênix
16/10 e 18/10, 30/10 e 01/11 – CMI – Cine Melhor Idade – 14h às 17h
A oficina consiste em uma apresentação com slides, trechos de filmes e textos. As atividades compreendem uma parte teórica e uma parte prática, com criação de roteiro, gravação de cenas e montagem/finalização do material filmado. O limite de participantes é de 20 inscritos, podendo ultrapassar para no máximo 25 participantes. A idade mínima é 60 anos, mas eventualmente um ou outro participante com mais de 50 também podem participar.
19/10 e 20/10 – Imersão Final Obappe – 8h às 18h
22/10 – Licenciatura Indígena – “Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), modos de conhecer e existir” – 8h às 12h
22/10 – Abertura da Exposição “Madeirada” do GT Madeirada na Fábrica de Cultura –
24/10 – Apresentação das Pesquisas: Finalização do Programa de Mediação – 18h às 21h
25/10 – Licenciatura Indígena – 8h às 18h
25/10 – Oficina de Permacultura e Horta – La Barca Cultural – 14h às 17h30
26/10- Garimpo Digital – GT Cultura HAcker e Santos Hacker Clube –
Você está convidado para uma tarde especial no Santos Hacker Clube!
No dia 26 de outubro, às 14h, Sábado, junte-se a nós para o Garimpo Digital, um evento especialmente dedicado a entusiastas de tecnologia como você.
Vamos recuperar computadores e transformar seu sistema com Linux, explorando o poder e a flexibilidade deste sistema operacional.
Não perca a oportunidade de aprimorar suas habilidades e fazer parte de uma comunidade apaixonada por inovação.
Esperamos por você para mais uma jornada!
26/10 – Território Espaço Giro – La Barca Cultural – 14h às 17h30
Evento indígena chamado Tekoa Paranapuã, dentro da programação do Território Espaço Giro onde 35 indígenas farão apresentação de coral, demonstração de artesanatos e roda de conversa sobre plantas medicinais.
31/10 – Reunião Aberta: Donnas da Rua
Ações recorrentes que estão rolando:
Parceiros: Atendimentos Clínica do Comum das 13h às 18h (acontece toda terça e quinta nesse horário, é necessário inscrição prévia) #aberto com inscrições
A Clínica do Comum oferece gratuitamente atendimentos psicológicos gratuitos, por meio de escuta clínico-política, baseados na abordagem psicanalítica para frequentadores do Procomum e que vivem em seu entorno. Eles são feitos por estagiárias do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo, por uma mestranda e a própria docente responsável, que também supervisionará as ações ofertadas.
Inscrições: Presencialmente no LAB Procomum
Por email para clinicadocomum@gmail.com
Parceiros: Bordar, comer e conversar das 14h às 17h (acontece toda quinta nesse horário) #aberto
Bordar, Comer e conversar” em parceria com o Coletivo Ondas em nós. Este grupo faz parte do Módulo de Grupos do Eixo Trabalho em saúde da UNIFESP voltado a alunos dos diferentes cursos da área da saúde ( Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Educação física, Nutrição e Fisioterapia).
O Grupo é aberto à comunidade do Procomum e geral. Junte-se para bordar conosco.
Encontros e Práticas: Capoeira Angola das 19h30 às 21h (acontece toda terça e quinta nesse horário) #aberto
As atividades do coletivo Capoeira Angola são regulares e abertas a todes e contam com a condução de uma Mestra angoleira com quase 30 anos de experiência no estudo e prática da capoeira, samba de roda, maculelê e outros.
As inscrições podem ser feitas presencialmente no LAB ou por email: dedeangoleira@gmail.com
Comente