Garimpo Digital: recuperando computadores com software livre, a ética hacker e afetos inesperados

A cultura hacker e maker é parte pulsante do dia-a-dia do LAB Procomum. Ainda sonhamos e lutamos todos os dias pela democratização da tecnologia, pela liberdade e pela inclusão.

Em 2007, o então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, deu depoimentos que inspiram o nosso fazer até hoje:

”Eu, Gilberto Gil, cidadão brasileiro e cidadão do mundo, ministro da Cultura do Brasil, trabalho na música, no ministério e em todas as dimensões de minha existência, sob a inspiração da ética hacker – e preocupado com as questões que o meu mundo e o meu tempo me colocam, como a questão da inclusão digital, a questão do software livre e a questão da regulação e do desenvolvimento da produção e da difusão de conteúdos audiovisuais, por qualquer meio, para qualquer fim”, Gilberto Gil, 2007

Além de todos os anos realizarmos os já tradicionais Install Fest, festivais para instalação de sistemas operacionais GNU/Linux em computadores, a fim de promover o uso de software livre, diariamente estamos pensando soluções para a democratização do uso da tecnologia em nosso dia-a-dia.

No último sábado, 28/9, o GT Cultura Hacker/Santos Hacker Clube organizou o Garimpo Digital, evento na qual nos reunimos para recuperar computadores sem uso para doação. A iniciativa é do Thiago Ferauche, servidor e professor universitário.

Estes encontros são um misto de café conserto com Install Fest. Isso porque o software livre é, por natureza, um democratizador da tecnologia e também uma luta contra a o consumo desenfreado. Estes sistemas operacionais funcionam em máquinas menos potentes, não criam exigências de mercado, que obrigam os usuários a atualizar os sistemas e máquinas até que fiquem lentos a ponto de você ter que comprar outro computador. Assim, fica mais fácil recuperar computadores antigos que poderiam estar rodando e muitas vezes só estão parados por defeitos bestas ou imposições de sistemas operacionais mercadológicos.

Na ocasião, entre pequenos consertos e instalação de sistemas operacionais,  conseguimos recuperar três computadores. Um deles era para a professora Karen e o computador foi destinado para o Felipe, que é seu estudante e nosso vizinho, da Rua Sete de Setembro, número 25.

Venho mais uma vez agradecer a você e a todos os que atuam na Comunidade Aberta Santos Hacker Clube, pela alegria que me proporcionaram ao Felipe ao reconstruir um notebook que servirá para o Felipe estudar para entrar na Etec e ainda para que possa montar seu e-commerce!
A mãe do menino, emocionada, disse que nunca tiveram um computador. Que a única proximidade que o Felipe teve de um equipamento assim foi na escola
Depoimento da mãe do Felipe, dona do Breshopping

Tudo isso, me traz de volta para 2007, quando o Gilberto Gil falou:

A questão do software livre, assim como a da produção e difusão de conteúdos audiovisuais, também é uma questão de soberania coletiva e, portanto, nacional. É uma questão cultural por excelência, e por isso tem a ver com o projeto de país que estamos construindo, com a valorização da diversidade cultural, com a cidadania, com a geração de renda e emprego através de indústrias criativas e limpas, e com a nossa autonomia e a nossa capacidade de respeito à diferença, seja enquanto indivíduos, seja enquanto grupos sociais, enquanto sociedade nacional e sociedade global.
Gilberto Gil, 2007

E assim seguimos, acreditando e lutando no software livre, na ética hacker, por comunidades de aprendizagem, mas também por afetos, coincidências, solidariedade e bons encontros.

O próximo Garimpo Digital acontecerá no sábado, 26/10. Aguardem novidades.

960 1280 victor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por