O GT Donnas da Rua já é uma associação formalizada que defende os direitos da população LGTBQIA+ na Baixada Santista, mas também atua como um Grupo de Trabalho no LAB Procomum, utilizando nosso espaço como ferramenta de apoio para suas iniciativas
O LAB Procomum é um espaço que abre as portas para que a cidadania utilize a nossa estrutura para realizarem ações importantes para suas comunidades. Um espaço na qual diferentes pessoas se reúnem e criam soluções inovadoras, criativas e práticas para os problemas que enfrentam.
Gostamos de falar que este é o laboratório que cria comuns. Ou seja, bens comuns que mais pessoas podem acessar e se beneficiar, que podem servir de exemplo para outras comunidades e serem replicadas. Somos uma engenharia de solidariedade que cria possibilidades para diferentes pessoas para criarem juntas.
“A retificação de nome é o direito de suma importância para uma pessoa trans. Quando passamos a ser aceitas por nós mesmos. E pela sociedade com o nome e gênero retificado. Assim podemos ter mais autonomia e mais saúde. Fazer o plantão de dúvidas no LAB Procomum e ajudar a família trans foi maravilhoso porque é um lugar acolhedor, rico em cultura e afeto. E o afeto reduz danos”, Priscylla Coutinho, presidenta da Associação Donnas da Rua.
Gostamos de dizer também, que no LAB Procomum nós fazemos política a partir das propostas construídas por nós mesmos, que mostramos na prática como funcionam, pois botamos a mão na massa e fazemos acontecer. Elas costumam apresentar também, uma possibilidade de parceria entre comunidades e poder público, reconhecendo os saberes das pessoas. Inclusive, há um tempo atrás, escrevi um texto aqui no blog sobre uma roda de conversa do grupo sobre cuidado e afeto organizada pelo Donnas da Rua (Clique no link para ler:Possíveis parcerias entre cidadania e poder público? Vamos falar de afeto).
E de fato, o Donnas da Rua representa este espiríto inovador e criativo do nosso laboratório cidadão de uma maneira única. Nas últimas semanas, elas organizaram dois atendimentos para retificação do prenome de pessoas trans na sede do LAB Procomum. (Clique aqui para ler a matéria: https://lab.procomum.org/2024/09/06/retificacao-de-nomes-com-donnas-da-rua/)
Os dois encontros foram organizados pela Donnas da Rua, teve apoio do CONLGBT, da Defensoria Pública e receberam 39 pessoas no LAB Procomum, em um ambiente acolhedor e seguro, na qual as próprias membras do grupo realizaram o atendimento. É a cidadania mobilizada junto com os conselhos e poder público.
A ideia de realizar as ações aqui no LAB Procomum foi a de criar um ambiente acolhedor, com o Donnas da Rua realizando os atendimento e tirando dúvidas. Na qual a própria comunidade se apoia.
Obrigado Donnas da Rua e todos os parceiros, por nos fazerem acreditar que com muita mobilização e colaboração é possível fazer a diferença na vida das pessoas. Lutando por nossos direitos, sem perder o cuidado e o carinho.
Comente