Metodologia desenvolvida pela Procomum foi replicada em um dos países que mais sofrem com as mudanças climáticas no mundo
No decorrer de seus quase dez anos de existência, a Procomum vem desenvolvendo diferentes metodologias para fomentar a inovação cidadã. Para que a cidadania seja protagonista das soluções dos problemas que enfrentam.
E uma das nossas preocupações é que essas metodologias sejam de fácil replicação e adaptação para diferentes realidades.

Em 2023, realizamos o LAB Tempestade Olinda-Recife nos juntamos com os parceiros da Casa Criatura para desenvolver um Laboratório de Inovação Cidadã em Recife e Olinda para prototipar soluções para as crises climáticas na região. Na ocasião, o projeto foi finando pela Global Innovation Gatheing (GIG) uma rede da qual fazemos parte e reúne centros e coletivos de inovação ao redor do mundo, especialmente do sul global.
Dois anos depois, ao conhecer o projeto em uma reunião da GIG, Gabe Mercado decidiu replicá-lo na Filipinas, onde reside. O país é considerado o que mais sofre com as mudanças climáticas, especialmente as enchentes e inundações, segundo dados do WorldRisk.
“Quando vi a metodologia do LAB Tempestade achei que fazia todo sentido replicá-la aqui. Porque além do problema climático em si, que já é gravíssimo, ele também se tornou político aqui. Foi descoberto que alguns políticos desviaram verbas que eram destinadas para projetos de mudanças climáticas e isso gerou protestos gigantescos por aqui. Nós queríamos sair do lugar de apenas reclamar e fazer algo propositivo, por isso o projeto nos interessou tanto. “, comentou Gabe Mercado.
Ele gere um makerspace chamado Vivita Philipines e decidiu replicar a metodologia do LAB Tempestade durante uma semana de design.
“De diferentes maneiras nós já trabalhávamos com cidadãos em experiências de design e prototipagem. Quando conheci o projeto e todas as urgências que vivemos no tema, senti que necessitamos fazer este pequeno laboratório. Realizamos em apenas um período e sem verba, e mesmo assim foi muito legal”, disse Gabe.












Comente