Careables 2020: Inovação, colaboração e tecnologias livres para uma saúde centrada nas pessoas

Projeto é uma cooperação internacional que utiliza a fabricação digital, a fabricação distribuída e a produção colaborativa para criar produtos e soluções para a saúde das pessoas; inauguração acontece nesta quarta, em Olinda, Pernambuco

O programa Careables América Latina 2020, do qual o Instituto Procomum é um dos co-realizadores,  terá seu  evento de abertura  na quarta-feira (5/2), às 19h30, na Casa Criatura (rua do Amparo, Sítio Histórico de Olinda). O evento está sendo realizado pelos parceiros do Laboratório de Tencologias do Centro Cultural Coco de Umbigada com a contribuição de outros agentes das áreas da saúde, tecnologia, conhecimentos tradicionais e políticas públicas.

Esse é o primeiro encontro da plataforma na América Latina. Trata-se de uma cooperação internacional que utiliza a fabricação digital, a fabricação distribuída e a produção colaborativa para criar produtos e soluções para a saúde das pessoas.

Georgia Nicolau, diretora do Instituto Procomum, participará do encontro e explica que o projeto diz respeito a conceitos muito valorosos para o IP como a troca de conhecimento e a integração regional e internacional. Para ela, o projeto é um exemplo objetivo de como é possível realizar um trabalho de baixo para cima, com desenvolvimento comunitário em rede utilizando tecnologias livres. “Estamos apresentando e construindo soluções escaláveis, replicáveis e tecnológicas. Aliando a baixa e a alta tecnologia, o conhecimento tradicional e as novas tecnologias de produção e fabricação digital para solucionar problemas sistêmicos de saúde”, comentou.

A rede do LAB Procomum também terá papel importante na construção do projeto. Para Rodrigo Savazoni, diretor executivo do IP, o momento é de ampliar a atuação. “Esse projeto vai permitir que boas ideias que já estão sendo cultivadas em nosso laboratório cidadão pelos grupos de trabalho possam ser prototipadas e atingir um espaço de troca e cooperação internacional”, comentou Savazoni.

Participam da construção do Careables na América Latina, a Casa Criatura, o Centro Cultural Coco de Umbigada, o Coletivo 3D, o Grupo de Pesquisa TAPIOCA/UFRPE, o Instituto Procomum (SP), a Secretaria de Saúde de Olinda, 0 IRD (França) e a Global Innovation Gathering – GIG (Berlim). O IP é uma das organizações que ajudou a fundar o Global Innovation Gathering – uma rede global, com foco de atuação na África, Ásia e América Latina – que conecta espaços de inovação e criação focadas na transformação social e é o idealizador e embaixador do Careables na América Latina.

Leia a matéria dos nossos parceiros do Lab Coco sobre a abertura do Careables aqui.

Baixe o método-manifesto de co-design para saúde e cuidado

Principais áreas de atuação do projeto e iniciativas a serem apresentadas em Olinda

  • Diversidade e acessibilidade: Apoiar pessoas portadoras de deficiência das comunidades de baixa renda do Sítio Histórico local, replicando soluções já documentadas em https://www.welder.app/careables com cidadãs e cidadãos indicados pelo Programa de Saúde da Família e do Programa Saúde nos Terreiros da Prefeitura de Olinda;
  • Água e Verde: Promover a integração da fabricação digital e das práticas da medicina tradicional e alimentação saudável, com o uso de modelos 3D na construção de jardins hidropônicos eficientes e acessíveis;
  • Reciclagem e up-cycling: Lida com a ameaça da poluição plástica em nossas hidrovias antes que chegue ao oceano, através da personalização de máquinas trituradoras e de injeção plástica disponíveis em preciousplastic.com.
1180 1180 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por