Primeiro encontro das comunidades de prática de 2024

Na última quinta-feira (04 de abril de 2024) aconteceu o primeiro encontro de comunidades de práticas do LAB Procomum e como foi bonito reencontrar velhos amigos e conhecer novos rostos dispostos a construir, sob a lente do comum, ações que movimentem a nossa comunidade.

O encontro teve como objetivo: 1- a apresentação institucional do IP e do LAB Procomum (sua infraestrutura e protocolos); 2- uma breve introdução aos conceitos de inovação cidadã e do comum; 3- conhecermos uns aos outros; 4- iniciar processos de colaboração entre os proponentes; 5- A explicação das novas categorias das comunidades de prática do LAB Procomum e a possibilidade de mudar de categoria e/ou se somar a outra proposta.

O encontro reuniu mais de 40 pessoas, dentre elas educadores, arquitetos, mestre de capoeira, atleta, captadores, articuladores sociais, redutores de danos, advogados, cineastas, jardineiros… Enfim, um grupo diverso em raça, gênero e conhecimentos que certamente florescerá em nossas instalações e fora delas.

Como previu a chamada pública e a matéria que explica o processo de formação das comunidades de prática, neste ano, as comunidades de prática foram divididas  em categorias de acordo com o tipo de atividade a ser desenvolvida e o estágio de desenvolvimento da proposta. Obviamente, a reunião também foi uma oportunidade para que os proponentes entendam esta mudança e, caso sintam necessidade, mudar/adequar a sua proposta.

Foram considerados Grupos de Trabalho (GTs) as iniciativas que propuseram a gestão coletiva de algum espaço do LAB Procomum ou a realização de uma pesquisa ou protótipo colaborativo. Iniciativas Cidadãs são as propostas emergentes que precisam de colaboração para a sua realização. Encontros e Práticas são as ideias de uso do espaço do LAB determinadas pelos próprios grupos, foram denominamos grupos de Cuidado as ações ligadas às praticas ou à economia de cuidado. Por fim, Parceiros é como consideraremos outras organizações e/ou projetos formalizados que utilizam nossos espaços.

É importante frisar que somos um laboratório e muito do que fazemos vem da construção coletiva, portanto, este encontro pode ser considerado a fase embrionária do que desejamos trilhar ao longo dos anos.

Agora, cada uma das categorias se reunirá nas próximas semanas para alinharmos as propostas e calendarizar a programação do LAB Procomum.

“Observando a galera durante toda a programação tinha muito olhar atento, de dúvida, empolgação, orgulho de quem já passou e permanece, interesse no que propomos e o que abrimos para criar juntes.

Tenho certeza que os próximos meses serão de uma jornada linda e toda a dança que temos feito para fluir tudo com organização, sensualidade e colaboração faz momentos como os deste encontro- casa cheia, riso alto, gente feliz e sonhando novos caminhos.

Muito axé pro lab e pra nós!!! Tá lindo.”  Fabrício Freitas – Diretor de Recursos

 

“Realmente acho que ontem foi um dia muito especial mesmo. Conseguimos amadurecer e materializar muitas coisas que eram parte de nossas  conversas, reuniões, pensamentos, reflexões, experiências anteriores. 

Como a Georgia sempre diz, às vezes as coisas demoram para acontecer, mas todo o esforço não é em vão. A gente tem que seguir lutando pelo o que acredita e confiando em nosso trabalho e planejamento. 

De prima, acho que conseguimos aportar para a programação do LAB a maturidade da nossa equipe e também direcionar melhor as habilidades de cada um de nós. 

As pessoas se identificaram com as categorias e as que não, puderam mudar e somar-se as outras. Por estarem em estágios parecidos a tendência é que as colaborações entre os grupos também sejam mais qualificadas.” Victor Marinho – Gerente de Inovação Cidadã.

2560 1658 glaucia
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por